Topo
pesquisar

Os verbos auxiliares – aspectos relevantes

Gramática

PUBLICIDADE

Mediante o exercício de estruturarmos nosso pensamento e, consequentemente, formularmos nossas ideias, temos consciência de que podemos contar com inúmeros recursos linguísticos, tais como as classes gramaticais. Entre elas há uma de elementar importância, visto que é por meio dela que se organizam as orações e os períodos – a classe representada pelos verbos.

Estes, em se tratando de suas características, se concebem como sendo um tanto quanto complexos, dadas as suas distintas flexões. Deste modo, tendo em vista sua importância, estarmos familiarizados com todas as peculiaridades que norteiam tal classe é, sobretudo, um passo preponderante para o aprimoramento de nossa competência linguística. Partindo desse pressuposto, o artigo em questão tem por finalidade discorrer acerca dos chamados verbos auxiliares, dando enfoque a todos os aspectos que os demarcam, inclusive a forma pela qual são conjugados.

Retomando a ideia dos recursos linguísticos, estando eles a nosso inteiro dispor, sempre quando desejamos expressar algo em que somente as formas verbais simples não são suficientes, recorremos às formas verbais compostas – constituídas por um verbo auxiliar + um verbo principal. No que tange a este, podemos dizer que é representado pelas formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio), e que também comporta uma carga semântica mais significativa – motivo pelo qual recebe tal denominação. Já em se tratando daquele, dizemos que é responsável por demarcar o tempo, modo, número e a pessoa da referida forma verbal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse sentido, analisemos, pois, como realmente se efetiva tal ocorrência, privilegiando os exemplos demonstrados a seguir:

Frente às afirmações retratadas, cabe, em última instância, reconhecermos a maneira pela qual se conjugam os verbos auxiliares, no sentido de concluirmos de modo efetivo nossos estudos acerca deste assunto. Para tanto, elegeremos o modo indicativo e os respectivos tempos a ele relacionados:

Presente


Pretérito Imperfeito
 


Pretérito perfeito

Pretérito mais-que-perfeito
 


Futuro do presente


Futuro do pretérito


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Constituem as formas verbais compostas
Constituem as formas verbais compostas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Os verbos auxiliares – aspectos relevantes "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/os-verbos-auxiliares-aspectos-relevantes.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola