close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Jeito com j ou geito com g?

Algumas palavras estão mais suscetíveis a erros ortográficos, e a homofonia é a responsável por algumas dúvidas, entre elas, uma corriqueira: Jeito com j ou geito com g?

Investigando a etimologia dos vocábulos, podemos descobrir a grafia correta das palavras, especialmente quando essas são homófonas
Investigando a etimologia dos vocábulos, podemos descobrir a grafia correta das palavras, especialmente quando essas são homófonas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

 Afinal, como escrever a palavra jeito? Ela deve ser grafada assim, com a consoante j, ou ser grafada geito, com g? Eis aqui um dos vocábulos que mais provocam dúvidas no momento da escrita. Fique tranquilo, vamos dar um jeito nisso!

Para acabar de vez com essa dúvida ortográfica, é importante salientar a ocorrência de palavras homófonas em nossa língua portuguesa. A homofonia (do grego homo = igual e fonia = som) entre grafemas consonânticos é uma das grandes responsáveis pelo desvio das normas ortográficas. Além disso, no caso específico da palavra jeito, a dúvida advém da similaridade fonética dos fonemas /g/ e /j/. Sendo assim, como saberemos qual a maneira correta de grafar a palavra em questão?

A diferenciação dos empregos dos grafemas g e j fundamenta-se pela historiografia das palavras. Por esse motivo, a raiz etimológica da palavra jeito deve ser consultada para nos certificarmos de sua escrita correta. Sendo assim, conforme o dicionário Michaellis, a palavra jeito é oriunda do latim jactu, cujo significado é arranjo, conveniência, destreza, finura, habilidade, entre outras acepções. Observando sua raiz etimológica, concluímos então que a palavra jeito deve ser assim grafada, com j, e não g. Aplica-se a mesma regra para os seguintes vocábulos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

cerejeira

ajeitar

jeitoso

rejeitar

sujeito

trejeito

queijeiro

jeitoso

desajeitado

Todas as palavras acima obedecem também à seguinte regra: antes do ditongo -ei, deve-se empregar a consoante j. Algumas exceções podem ser encontradas, como os vocábulos estrangeiro, ligeiro e passageiro, cuja escrita com g remete-nos a questões etimológicas.

Sendo assim, descarte de vez esse erro, jeito se escreve com j! 


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PEREZ, Luana Castro Alves. "Jeito com j ou geito com g?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/jeito-com-j-ou-geito-com-g.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Na oração: Cabe aos envolvidos no processo de escolarização questionar: Quais são suas histórias, seus saberes, seus sonhos? A pronome QUAIS deve ser com "q" maiúsculo ou minúsculo?

Por KARLA Ventura
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Estude agora


Pré-Enem | Ética e filosofia política

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...

Chikungunya

A febre chikungunya é mais uma das doenças transmitidas por mosquitos, no caso, o Aedes aegypti. Sua primeira...