PUBLICIDADE
Afinal, como escrever a palavra jeito? Ela deve ser grafada assim, com a consoante j, ou ser grafada geito, com g? Eis aqui um dos vocábulos que mais provocam dúvidas no momento da escrita. Fique tranquilo, vamos dar um jeito nisso!
Para acabar de vez com essa dúvida ortográfica, é importante salientar a ocorrência de palavras homófonas em nossa língua portuguesa. A homofonia (do grego homo = igual e fonia = som) entre grafemas consonânticos é uma das grandes responsáveis pelo desvio das normas ortográficas. Além disso, no caso específico da palavra jeito, a dúvida advém da similaridade fonética dos fonemas /g/ e /j/. Sendo assim, como saberemos qual a maneira correta de grafar a palavra em questão?
A diferenciação dos empregos dos grafemas g e j fundamenta-se pela historiografia das palavras. Por esse motivo, a raiz etimológica da palavra jeito deve ser consultada para nos certificarmos de sua escrita correta. Sendo assim, conforme o dicionário Michaellis, a palavra jeito é oriunda do latim jactu, cujo significado é arranjo, conveniência, destreza, finura, habilidade, entre outras acepções. Observando sua raiz etimológica, concluímos então que a palavra jeito deve ser assim grafada, com j, e não g. Aplica-se a mesma regra para os seguintes vocábulos:
-
cerejeira
ajeitar
jeitoso
rejeitar
sujeito
trejeito
queijeiro
jeitoso
desajeitado
Todas as palavras acima obedecem também à seguinte regra: antes do ditongo -ei, deve-se empregar a consoante j. Algumas exceções podem ser encontradas, como os vocábulos estrangeiro, ligeiro e passageiro, cuja escrita com g remete-nos a questões etimológicas.
Sendo assim, descarte de vez esse erro, jeito se escreve com j!
Por Luana Castro
Graduada em Letras