Topo
pesquisar

Desmitificar ou desmistificar?

Gramática

Desmistificar e desmitificar, para muitos, são a mesma palavra, mas cada uma possui uma significação.
PUBLICIDADE

As palavras desmistificar e desmitificar são semelhantes na grafia e, em alguns momentos, podem assemelhar-se quanto ao significado. Por isso, muitas vezes, quem traz a definição é o contexto.

As palavras desmistificar e desmitificar foram formadas pelo mesmo processo, a derivação prefixal, ou seja, receberam prefixos. O prefixo des- é de origem latina e significa separação ou uma ação contrária.  Portanto, ambas significam desfazer algo. Veja a seguir o significado de cada uma.

  1. Desmistificar:

Como esse vocábulo foi formado por prefixação, é importante ver o significado da palavra que foi usada para a sua formação. Nesse caso, mistificar, isto é, fazer crer em mentiras, ou algo falso, enganar, iludir. Portanto, ao analisar o significado do prefixo usado no processo de derivação, é possível entender que desmistificar é desfazer uma crença em mentiras, desfazer o mistério, desmascarar, denunciar ou, ainda, esclarecer uma situação misteriosa.

  1. Desmitificar:

A palavra desmitificar vem da palavra mito, que pode significar algo fantasioso, irreal, inacreditável ou, ainda, pode representar uma imagem de algo ou de alguém que, embora seja aceita pela sociedade, é exagerada. Portanto, desmitificar é desfazer um mito, retirar o caráter lendário. Na linguagem coloquial, também pode representar banalizar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seguir, o uso das palavras desmistificação e desmitificação. Veja o exemplo:

  1. A desmistificação de Che Guevara.
  2. A desmitificação de Che Guevara.

No primeiro exemplo, para as pessoas que consideram Che Guevara um engano ou um mistério, essa imagem será desfeita, pois a ideia é de que ele será revelado da forma que realmente é, ou seja, sem máscaras. Já o segundo indica que o mito será desfeito, ou seja, a figura lendária cairá por terra.

No exemplo um, é possível entender que, para alguns, Che Guevara foi uma farsa, portanto, a intenção é desfazer essa ideia. Já em dois, para aqueles que viam Che Guevara como um mito, haverá a tentativa de mudança desse conceito.

As semelhanças entre as palavras desmistificar e desmitificar vão além da grafia. Por isso, há momentos em que só o contexto define o significado.

Resumindo:

Desmistificar → desfazer um erro.

Desmitificar → desfazer um mito.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Desmitificar ou desmistificar? Essas palavras exigem que os olhos estejam bem abertos para não confundir o significado
Desmitificar ou desmistificar? Essas palavras exigem que os olhos estejam bem abertos para não confundir o significado

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PAVAN, Mayra Gabriella de Rezende. "Desmitificar ou desmistificar?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.brhttps://brasilescola.uol.com.br/gramatica/desmitificar-ou-desmistificar.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2020.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola