PUBLICIDADE
Através de ou por meio de? Você sabe como e quando utilizar cada uma dessas expressões? Seriam elas sinônimos ou seus usos estão condicionados a situações específicas? Que tal aprender? O Brasil Escola vai explicar essa história direitinho para você.
Existem diferenças claras entre através de e por meio de. Observe:
► Através de: A palavra “através” é classificada como um advérbio e significa “aquilo que passa de modo transversal”, “que se pode atravessar”. Pode ser substituída pela palavra “transversalmente” sem que haja prejuízo de sentidos. Sendo assim, fica claro que a locução “através de” possui significado ligado a movimento físico, porque indica a ideia de atravessar. Observe alguns exemplos:
As folhas secas passaram através da janela.
O cachorro passou através da brecha no portão.
O namorado passou as flores para a namorada através da janela.
Enxergou a cidade através do vidro do carro.
“Através de” é aquilo que passa de modo transversal, advérbio de modo. “Por meio de” é uma locução, significa “por intermédio de”
► Por meio de: A locução “por meio de” significa “por intermédio de” e está relacionada à ideia de instrumento, instrumento esse utilizado na execução de determinada ação.
Observe os exemplos:
Conheci minha namorada por meio de amigos.
A encomenda foi entregue por meio dos correios.
A empresa comunica-se com seus funcionários por meio de e-mails.
Por meio de amigos, consegui um bom emprego.
Alguns linguistas menos intransigentes já admitem que ambas as formas sejam empregadas nas mesmas situações, assim como alguns dicionários. Contudo, de acordo com a norma culta, as duas expressões guardam significados diferentes, por isso é importante que sejam empregadas adequadamente. Se eu digo que conheci “Carolina através de Ana”, posso passar a impressão, especialmente para os mais atentos aos fenômenos linguísticos, de que Ana é translúcida! Por isso, entre a ambiguidade e a clareza, escolha sempre a clareza. Bons estudos!
Por Luana Castro
Graduada em Letras