Topo
pesquisar

Acidentes Geográficos

Geografia

Os acidentes geográficos são a expressão da dinamicidade da Terra.
Juba, cidade do Sudão do Sul, ao redor do Rio Nilo. Um exemplo da relação entre os acidentes geográficos naturais e artificiais
Juba, cidade do Sudão do Sul, ao redor do Rio Nilo. Um exemplo da relação entre os acidentes geográficos naturais e artificiais
PUBLICIDADE

Um acidente geográfico é um termo genérico utilizado para se referir a qualquer alteração ou transformação que ocorre sobre a superfície terrestre. Portanto, dependendo do ponto de vista, qualquer forma de relevo ou composição estrutural pode ser considerada como um exemplo de acidente geográfico.

Os acidentes geográficos costumam ser divididos em dois tipos: os acidentes naturais e os acidentes artificiais. A primeira expressão refere-se aos fenômenos da natureza, como a formação de rios e lagos, a constituição de canyons ou a ocorrência de vulcanismos e terremotos. Já o segundo termo é aplicado sobre as atividades e construções humanas, como a formação de cidades, a devastação ou reconstrução de florestas, entre outros elementos.

Compreender os acidentes geográficos é compreender, assim, todas as variações existentes sobre a superfície, bem como os processos sistemáticos de transformação da dinâmica da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É interessante perceber, também, como ocorre a relação entre os acidentes naturais e os artificiais.

A construção de uma cidade, que é um acidente artificial, poder ocasionar o surgimento de acidentes naturais, como a ocorrência de processos erosivos em zonas de elevada declividade ou o assoreamento de rios. Além disso, os acidentes naturais também podem intervir diretamente sobre como o ser humano constrói o seu espaço. O surgimento do Rio Nilo pode ser considerado como um acidente geográfico natural que forneceu condições para a ocorrência de um acidente geográfico artificial, que foi a formação da civilização egípcia.

Os acidentes geográficos são a evidência da dinamicidade do planeta que, desde o seu surgimento, há mais de 4,5 bilhões de anos, sempre esteve em constante transformação.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Acidentes Geográficos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/acidentes-geograficos.htm. Acesso em 19 de agosto de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os acidentes geográficos são eventos que promovem alterações ou transformações no espaço geográfico, podendo ser naturais ou artificiais. Sendo assim, indique qual dos acidentes geográficos a seguir liga-se diretamente a uma das teorias que explicam o processo de povoamento do continente americano?

a) Falha de Santo André

b) Canal de Suez

c) Estreito de Bering

d) Estreito de Gibraltar

Questão 2

Um dos acidentes geográficos mais antigos do planeta possui uma extensão de aproximadamente 2.500 km e caracteriza-se como fronteira natural entre os continentes asiático e europeu. Essa descrição refere-se à:

a) Cordilheira dos Andes

b) Cordilheira do Himalaia

c) Cordilheira dos Montes Urais

d) Cordilheira dos Pirineus

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola