Whatsapp

Uso de celulares faz mal à saúde?

Física

As ondas de rádio emitidas pelos aparelhos celulares são capazes de aquecer o corpo humano por meio do processo de aquecimento dielétrico. Será que isso faz mal à saúde?
PUBLICIDADE

O uso dos celulares pode fazer mal à saúde? Não, já que a radiação dos celulares é emitida em níveis seguros. Apesar disso, não conhecemos os efeitos da exposição à radiação emitida por esses aparelhos ao longo dos anos.

Os celulares consolidaram-se na nossa sociedade como algo muito além de um meio de comunicação, pois eles são usados para a realização das mais diversas atividades e passamos uma boa parte dos nossos dias perto deles. O sinal eletromagnético recebido e emitido por esses aparelhos é composto de ondas de rádio, parecidas com o sinal emitido pelas emissoras de rádio e televisão. Essa é a radiação menos energética de todo o espectro eletromagnético, sendo também considerada como uma radiação não ionizante, ou seja, ela não é capaz de produzir danos em níveis celulares.

Leia também: Ficar muito tempo sentado faz mal?

Efeitos das ondas de rádio sobre o corpo humano

O principal efeito da interação desse tipo de radiação com a matéria é o aumento da temperatura por meio de um processo chamado de aquecimento dielétrico, assim como fazem as micro-ondas, sendo essa última um tipo de radiação eletromagnética de frequência um pouco mais elevada e que, portanto, é capaz de transportar mais energia.

As frequências das ondas de rádio utilizadas pelos aparelhos celulares modernos estendem-se entre 450 e 2000 MHz (Mega Hertz – 106 Hz), que podem variar de acordo com as características da rede local de cada país. As frequências de operação mais comuns para a telefonia móvel encontram-se na faixa de 800 a 900 MHz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SAR: A taxa de absorção específica

A popularização da telefonia móvel ganhou força por volta de 1990, um tempo relativamente pequeno para identificar os possíveis efeitos de exposição a longo prazo às ondas de rádio. Por isso, existem normas de segurança a serem seguidas durante a construção de dispositivos receptores e emissores de ondas de rádio. O nível SAR (taxa de absorção específica) mede quanta radiação é absorvida quando um celular colocado junto à orelha origina uma chamada, emanando sua potência máxima. O SAR dos aparelhos celulares não pode ser superior a 4 W/kg (Watts por quilograma), já que, durante um intervalo de 30 minutos, radiações dessa intensidade são capazes de elevar a temperatura média do corpo humano em mais de 1ºC e afetar a sua capacidade de termorregulação, podendo causar efeitos irreversíveis à saúde.

Por essa razão, os celulares modernos contam com níveis SAR bem abaixo do limite. Alguns dos modelos mais recentes saem da fábrica com níveis SAR entre 0,6 W/kg e 1,55 W/kg.

Leia também: Faz mal dormir de barriga cheia?

Como podemos nos proteger da radiação emitida pelos celulares?

Uma das formas de se proteger das ondas de rádio é evitar o uso prolongado do celular, alternar entre o viva-voz e o próprio fone do aparelho quando possível e optar por aparelhos com certificação e que tenham baixos níveis de emissão SAR.

Por Rafael Helerbrock
Graduado em Física

Os níveis de radiação emitidos pelo celular tem efeitos desconhecidos a longo prazo
Os níveis de radiação emitidos pelo celular tem efeitos desconhecidos a longo prazo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Uso de celulares faz mal à saúde?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/uso-celulares-faz-mal-saude.htm. Acesso em 01 de março de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que é radiação ionizante? Acesse o texto e descubra o que é, como funciona, suas principais aplicações e tipos.
Você já se perguntou se faz realmente mal dormir de barriga cheia? Clique aqui e descubra se essa afirmação é um mito ou se realmente devemos ter cuidado!
Entenda por que dormir pouco faz mal, conheça os diferentes problemas associados a essa prática e veja dicas de como dormir melhor.
Será que ficar muito tempo sentado faz mal? Clique aqui e descubra!
Você sabe o que poderia acontecer com alguém que pudesse correr tão rápido quanto o Flash? Clique aqui para descobrir os efeitos da supervelocidade!
O que você acha do dito popular “o que é natural não faz mal”? Clique aqui e entenda por que devemos ter cuidado em relação a isso.
Que tal conhecer algumas curiosidades sobre os raios? Veja nossa lista de curiosidades e saiba mais sobre esses interessantes fenômenos atmosféricos.
Você já se perguntou como a recarga de um aparelho celular afeta seu consumo de energia elétrica? Fizemos os cálculos para você saber quanto gasta por ano em suas recargas de celular diárias. Clique no nosso texto para saber de uma vez por todas quanto custa a recarga do seu smartphone!
Será que a água gelada ajuda a emagrecer? Quando tomamos água gelada, nosso corpo consome uma pequena quantidade de energia ao fazer a água ficar em equilíbrio térmico com o nosso organismo. Será que isso resulta em emagrecimento? Para saber a resposta, clique no link!