Topo
pesquisar

Lei de Brewster

Física

A lei de Brewster refere-se ao ângulo de mesmo nome, que é determinado em função dos índices de refração da luz em dois meios.
PUBLICIDADE

A reflexão da luz ocorre quando um raio de luz incide sobre determinada superfície, formando um ângulo qualquer com a reta normal. Após a incidência, o raio de luz é reenviado ao meio de origem sem que sofra alterações de velocidade, frequência ou comprimento de onda.

De outro modo, na ocorrência da refração, uma onda sofre mudança de meio de propagação, o que provoca alteração na sua velocidade de propagação. Mesmo que ocorra uma troca de meio de propagação, a frequência de oscilação das ondas será mantida inalterada. Isso acontece porque essa característica depende exclusivamente da fonte geradora das ondas.

Ângulo de Brewster

A imagem abaixo mostra um raio de luz incidindo sobre a superfície de separação entre dois meios com índices de refração n1 e n2:

Os ângulos θ1 e θ2 correspondem, respectivamente, aos ângulos de incidência e de refração do raio de luz.

Quando a soma θ1 + θ2 resulta em 90°, dizemos que o ângulo de incidência θ1 corresponde ao chamado ângulo de Brewster. Dessa forma, quando a luz incide sobre uma superfície com um ângulo de incidência igual a esse ângulo, os raios de luz sofrem polarização por reflexão e, assim, os raios de luz refletidos possuirão apenas as componentes relativas ao campo elétrico. É por isso que a luz do Sol refletida sobre o vidro ou a água, em geral, apresenta um ponto de brilho muito intenso. Nessa região, a luz está sendo polarizada por reflexão, de modo perpendicular ao plano de incidência.

Lei de Brewster

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A equação a seguir, denominada de lei de Brewster, determina o ângulo de Brewster em função dos índices de refração dos meios envolvidos.

Caso o meio de propagação dos raios de luz incidente seja o vácuo ou o ar, teremos n1 = 1. Em razão disso, essa lei pode ser reescrita em função apenas do índice de refração no qual a luz é refratada.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Nos pontos de brilho mais intenso, o ângulo de incidência da luz corresponde ao ângulo de Brewster
Nos pontos de brilho mais intenso, o ângulo de incidência da luz corresponde ao ângulo de Brewster

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Lei de Brewster"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/lei-brewster.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola