UOL - O melhor conteúdo

Dioptro plano

O dioptro plano é a superfície plana que separa dois meios transparentes e homogêneos. É ele que provoca a ilusão óptica de que uma piscina é mais rasa do que de fato ela é.

Pessoa de frente a uma piscina que parece ser mais rasa do que de fato ela é, uma alusão ao dioptro plano.
Dioptro plano é o meio que separa o ar e a água e provoca a ilusão óptica de que uma piscina é mais rasa do que de fato ela é.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

O dioptro plano é a superfície plana que divide diferentes meios homogêneos e transparentes, fazendo com que observemos a posição aparente do objeto de modo diferente da sua posição real. Isso acontece em razão do fenômeno da refração da luz, no qual a luz muda de meio e sofre mudanças em sua velocidade de propagação, consequentemente alterando a nossa percepção da posição do objeto.

Leia também: Quais são os fenômenos ópticos?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o dioptro plano

  • O dioptro plano é a superfície plana que divide dois meios transparentes e homogêneos.
  • Está relacionado com o fenômeno da refração da luz.
  • A fórmula do dioptro plano relaciona os índices de refração dos meios com a distância do objeto e da imagem em relação a uma superfície.
  • Dependendo dos índices de refração dos meios, a profundidade aparente do objeto no dioptro plano pode ser menor ou maior do que a profundidade real do objeto no dioptro plano.
  • A profundidade aparente de uma piscina é menor do que a profundidade real.

O que é dioptro plano?

O dioptro plano é a superfície plana que separa dois meios transparentes e homogêneos. Caso fosse uma superfície esférica, teriamos um dioptro esférico, e, se fosse uma superfície cilíndrica, teríamos um dioptro cilíndrico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao visualizar um objeto através de um dioptro plano, é possível perceber que a sua imagem está em uma posição diferente (posição aparente) da sua posição real, isso acontece devido ao fenômeno da refração da luz, caracterizado pela mudança de velocidade de propagação da luz quando ela muda de meio.

Quando a luz do objeto sai de um meio de maior índice de refração para um menor (água para ar), a velocidade de propagação da luz aumenta e, consequentemente, os seus raios de luz se afastam da normal (linha imaginária que corta os meios perpendicularmente). Em seguida, esses raios de luz atingem os olhos do observador; contudo, ele não enxerga o “desvio” da luz, ele enxerga o prolongamento dos raios de luz que chegaram a seus olhos, assim, ele visualiza a imagem mais acima (imagem aparente) do que está (imagem real), conforme descrito na imagem abaixo.

Visualização da imagem quando a luz passa de um meio de maior índice de refração para um menor no dioptro plano.
Visualização da imagem quando a luz passa de um meio de maior índice de refração para um menor. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Da mesma forma ocorre quando a luz do objeto sai de um meio de menor índice de refração para um meio de maior refração (ar para água). A velocidade de propagação da luz diminui e, consequentemente, os seus raios de luz se aproximam da normal. Como mencionado anteriormente, o observador visualiza a imagem mais acima do que está, conforme descrito na imagem abaixo.

Visualização da imagem quando a luz passa de um meio de menor índice de refração para um maior no dioptro plano.
Visualização da imagem quando a luz passa de um meio de menor índice de refração para um de índice maior. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Acesse também: Espelhos planos — superfícies sem qualquer curvatura capazes de promover a reflexão regular da luz

Fórmula do dioptro plano

ndo=ndi

  • n  → índice de refração do objeto que está sendo observado.
  • n'  → índice de refração do observador.
  • do → distância do objeto até a superfície (localização real do objeto).
  • di  → distância da imagem até a superfície (localização observada do objeto).

Como calcular o dioptro plano?

Sabendo os índices de refração do meio, é possível calcularmos a distância do objeto em relação à superfície ou a distância da imagem em relação à superfície por meio da fórmula do dioptro plano, conforme o exemplo abaixo.

  • Exemplo:

Um observador no ar visualiza uma moeda no fundo de uma piscina de 26 cm de profundidade. Com base nessas informações, qual a distância da imagem à superfície.

Resolução:

Calcularemos a distância da imagem à superfície por meio da fórmula do dioptro plano:

ndo=ndi

1,326=1di

di=26/1,3

di=20cm

A distância da imagem a superfície é de 20 cm.

Dioptro plano x profundidade aparente

  • Profundidade aparente no dioptro plano: é a profundidade em que o observador visualiza o objeto que está em um meio de índice de refração diferente do dele.
  • Profundidade real no dioptro plano: é a profundidade exata em que o objeto está.

Em razão do fenômeno da refração, devido aos diferentes índices de refração dos meios, a profundidade aparente pode ser menor ou maior do que a profundidade real.

Profundidade aparente de uma piscina

A profundidade aparente da piscina é menor do que a sua profundidade real, isso acontece devido ao fenômeno da refração. Como o índice de refração do ar é menor que o da água, a luz se propaga com velocidade menor, aproximando o raio de luz da linha normal, assim, o observador de cima visualiza a imagem do fundo da piscina mais em cima do que na realidade ela está. Dessa forma, temos a impressão de que a piscina é mais rasa e só sabemos a sua profundidade real quando entramos nela.

Exercícios resolvidos sobre dioptro plano

Questão 1

(Colégio Naval) Um pescador, em cima de um pequeno barco, observa atento um peixe e estima que ele se encontre a 50 cm de profundidade da superfície de águas calmas da lagoa onde pesca. O que aquele pescador não sabia é que, devido ao fenômeno da refração da luz, neste caso, ao passar de um meio mais refringente (água) para um meio menos refringente (ar atmosférico), a luz sofre uma deflexão, ou, em outras palavras, um desvio em sua trajetória, e temos uma “impressão errada” da profundidade dos objetos. Da mesma forma, quando olhamos para uma piscina com água, estando do lado de fora, temos a sensação de a piscina ser mais rasa. O mesmo fenômeno ocorre quando mergulhamos um lápis em um copo com água e temos a impressão de que o lápis se quebra na superfície da água. Levando-se em consideração o fenômeno da refração da luz ao passar de um meio para outro meio e a partir da estimativa do pescador, calcule a profundidade real a que se encontra o peixe a partir da superfície da lagoa, e assinale a opção correta.

Dados:

Índice de refração do ar atmosférico: 1; e

Índice de refração da água: 1,3.

A) 60 cm   

B) 65 cm   

C) 70 cm   

D) 75 cm   

E) 80 cm 

Resolução:

Alternativa B.

Calcularemos a profundidade real em que se encontra o peixe por meio da fórmula do dioptro plano:

ndo=ndi

náguado=nardi

1,3do=150

do=1,350

do=65cm

Questão 2

(Mackenzie) Certa piscina contém água, de índice de refração absoluto igual a 4/3 e sua base se encontra 3,00 m abaixo da superfície livre. Quando uma pessoa, na beira da piscina, olha perpendicularmente para seu fundo (base), terá a impressão de vê-lo:

Dado: Índice de refração absoluto do ar n = 1

A) 2,25 m mais próximo, em relação à profundidade real.

B) 1,33 m mais próximo, em relação à profundidade real.

C) 0,75 m mais próximo, em relação à profundidade real.

D) 1,33 m mais distante, em relação à profundidade real.

E) 0,75 m mais distante, em relação à profundidade real.

Resolução:

Alternativa C.

Calcularemos a distância da superfície até a imagem por meio da fórmula do dioptro plano:

ndo=nd

náguado=nardi

4/33=1di

di43=3

di=334

di=94

di=2,25m

Assim, quando uma pessoa, na beira da piscina, olha perpendicularmente para seu fundo (base), terá a impressão de vê-lo 0,75 m mais próximo em relação à profundidade real.

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Óptica e Física Moderna (vol. 4). 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: ótica, relatividade e física quântica (vol. 4). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Dioptro plano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/dioptro-plano.htm. Acesso em 08 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFMG) Qual a alternativa que melhor explica por que a profundidade aparente de uma piscina é menor do que a real?

a) A luz refletida na superfície da água é perturbada pela luz refletida pelo fundo da piscina;

b) A luz refletida pela superfície da água sofre refração no ar;

c) A luz refletida pelo fundo da piscina sofre reflexão total na superfície da água;

d) A luz refletida pelo fundo da piscina sofre refração ao passar da água para o ar;

e) A luz é refratada ao passar do ar para a água.

Exercício 2

(UFG) Um ponto luminoso encontra-se imerso na água em uma piscina totalmente limpa, quando visto por um observador que esteja fora da piscina (no ar) e que olha com uma inclinação de 45º em relação ao eixo normal da superfície da água. É CORRETO afirmar que:

a) o ponto luminoso parecerá mais afastado da superfície da água do que realmente está;

b) o ponto luminoso parecerá mais próximo da superfície da água do que realmente está;

c) o fato de a luz estar mudando de meio não interfere na percepção visual do observador;

d) a luz não irá conseguir passar da água para o ar;

e) o ponto luminoso não será percebido pelo observador.

Exercício 3

Um estudante de Física avista um peixe dentro da água e faz as seguintes afirmações relacionadas à imagem que observa:

I – A imagem do peixe vista por fora d'água é uma imagem virtual, pois é formada pelo prolongamento dos raios de luz;

II – Por causa da refração da luz proveniente do meio líquido, o peixe parece estar em uma profundidade maior;

III – Os raios de luz que emanam do peixe e propagam-se em direção perpendicular à interface da água sofrerão refração, mas sua direção de propagação não será alterada.

Estão corretas:

a) I e II

b) somente II

c) II e III

d) somente I

e) I e III

Exercício 4

Um pescador deixa cair uma lanterna acesa em um lago a 10.0 m de profundidade. No fundo do lago, a lanterna emite um feixe luminoso, formando um pequeno ângulo com a vertical. Considere o índice de refração da água como 1,33 e determine a profundidade aparente (h) vista pelo pescador.

a) 2,5 m

b) 5,0 m

c) 7,5 m

d) 8,0 m

e) 9,0 m

Artigos Relacionados


Absorção da luz

Acesse o texto e confira o conceito de absorção de luz. Saiba da sua relação com as cores dos objetos e o significado do espectro de absorção e emissão.
Física

Conceitos básicos de Óptica Geométrica

Clique aqui e conheça os conceitos básicos da Óptica Geométrica, ramo da Física dedicado ao estudo de fenômenos que envolvem a luz!
Física

Construção de Imagens Produzidas por Lentes

Saiba como são formadas as imagens nas lentes!
Física

Dispersão da luz branca

Você sabe o que é dispersão da luz? Aprenda sobre esse fenômeno e entenda sobre a composição e o espalhamento da luz.
Física

Espelhos planos

Entenda o que são espelhos planos, as características das imagens formadas por eles e como se calcula o número de imagens originadas quando são associados.
Física

Lentes esféricas

Clique para saber tudo sobre lentes esféricas. Confira aqui suas propriedades, seu uso, seus tipos e como imagens são formadas a partir delas.
Física

Luz

Que tal saber mais sobre a luz e as suas propriedades? Entenda do que a luz é feita e como ela é produzida, além de conferir exemplos e interpretações sobre a natureza da luz.
Física

Reflexão da luz

Compreenda o que é a reflexão da luz, descubra qual é a diferença entre reflexão dos tipos regular e difusa, bem como o que dizem as leis da reflexão da luz.
Física

Refração da luz

Você sabe o que é refração? Acesse o artigo e confira uma breve introdução sobre refração da luz, conheça os índices de refração absoluto e relativo e confira exercícios resolvidos.
Física

Tipos de lentes esféricas

Compreenda o funcionamento das lentes, saiba como elas podem ser classificadas e quais são as suas características.
Física