Topo
pesquisar

Aumento linear transversal

Física

A posição, a altura de um objeto e sua respectiva imagem formada por uma lente esférica podem ser determinadas através da equação do aumento linear transversal.
PUBLICIDADE

Sabemos que as lentes estão constantemente inseridas em nosso cotidiano, por exemplo, nos óculos, nas máquinas fotográficas e em diversos instrumentos ópticos. Sendo assim, podemos definir lentes esféricas como sendo todo sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transparentes.

As posições e as alturas do objeto e da sua respectiva imagem são determinadas através das mesmas equações já estudas nos espelhos esféricos. Sendo assim, de modo análogo ao procedimento adotado nos espelhos esféricos, a equação do aumento linear transversal pode ser determinada com base em relações de semelhança de triângulos, no processo de formação de imagens pelas lentes.

Vejamos a figura acima: ela nos mostra um objeto linear MN e sua correspondente imagem M’N’, ambos transversais em relação ao eixo principal, para uma lente esférica delgada, obtida a partir do método gráfico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os triângulos em destaque MNO e M’N’O são triângulos semelhantes. Portanto, temos:

Por definição, a relação

é o aumento linear transversal, ou a ampliação. Sendo assim, temos:


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Formação da imagem i de um objeto O por uma lente esférica convergente
Formação da imagem i de um objeto O por uma lente esférica convergente

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Aumento linear transversal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/aumento-linear-transversal.htm. Acesso em 16 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Imagine um objeto sobre o eixo principal de uma lente divergente de distância focal de 20 cm. Supondo que o objeto tenha tamanho de 8 cm e que ele esteja localizado a uma distância de 60 cm da lente, determine o tamanho da imagem formada e marque a alternativa correta.

a) + 1,25 cm
b) – 1,25 cm
c) 1,57 cm
d) – 1,98 cm
e) 1,98 cm

Questão 2

Imagine uma lente convergente e um objeto que está localizado a 60 cm dessa lente. A distância focal dessa lente vale 20 cm. Determine o aumento linear e marque a opção correta.

a) 0,5
b) 1
c) -0,5
d) -1
e) 2

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola