UOL - O melhor conteúdo

Aumento linear transversal

A posição, a altura de um objeto e sua respectiva imagem formada por uma lente esférica podem ser determinadas através da equação do aumento linear transversal.

Formação da imagem i de um objeto O por uma lente esférica convergente
Formação da imagem i de um objeto O por uma lente esférica convergente
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Sabemos que as lentes estão constantemente inseridas em nosso cotidiano, por exemplo, nos óculos, nas máquinas fotográficas e em diversos instrumentos ópticos. Sendo assim, podemos definir lentes esféricas como sendo todo sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transparentes.

As posições e as alturas do objeto e da sua respectiva imagem são determinadas através das mesmas equações já estudas nos espelhos esféricos. Sendo assim, de modo análogo ao procedimento adotado nos espelhos esféricos, a equação do aumento linear transversal pode ser determinada com base em relações de semelhança de triângulos, no processo de formação de imagens pelas lentes.

Vejamos a figura acima: ela nos mostra um objeto linear MN e sua correspondente imagem M’N’, ambos transversais em relação ao eixo principal, para uma lente esférica delgada, obtida a partir do método gráfico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os triângulos em destaque MNO e M’N’O são triângulos semelhantes. Portanto, temos:

Por definição, a relação

é o aumento linear transversal, ou a ampliação. Sendo assim, temos:


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Aumento linear transversal"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/aumento-linear-transversal.htm. Acesso em 03 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Imagine um objeto sobre o eixo principal de uma lente divergente de distância focal de 20 cm. Supondo que o objeto tenha tamanho de 8 cm e que ele esteja localizado a uma distância de 60 cm da lente, determine o tamanho da imagem formada e marque a alternativa correta.

a) + 1,25 cm
b) – 1,25 cm
c) 1,57 cm
d) – 1,98 cm
e) 1,98 cm

Exercício 2

Imagine uma lente convergente e um objeto que está localizado a 60 cm dessa lente. A distância focal dessa lente vale 20 cm. Determine o aumento linear e marque a opção correta.

a) 0,5
b) 1
c) -0,5
d) -1
e) 2

Exercício 3

(UNESP-96) Na figura, estão representados, esquematicamente, o perfil de uma lente esférica delgada, de vidro, imersa no ar, e a trajetória de um raio de luz que parte de um ponto O do eixo principal, atravessa a lente e passa novamente pelo eixo principal no ponto I.

Admitindo-se válidas as condições de estigmatismo de Gauss, calcule a distância focal dessa lente e marque a alternativa certa.

a) 6 cm
b) 8 cm
c) 9 cm
d) 4 cm
e) 5 cm

Exercício 4

(UEM) Um objeto de tamanho igual a 15 cm está situado a uma distância igual a 30 cm de uma lente. Verifica-se que a lente forma uma imagem virtual do objeto cujo tamanho é igual a 3 cm. Qual é o módulo da distância (em cm) da imagem à lente?

a) 4 cm
b) 5 cm
c) 6 cm
d) 7 cm
e) 8 cm