Aumento linear transversal

A posição, a altura de um objeto e sua respectiva imagem formada por uma lente esférica podem ser determinadas através da equação do aumento linear transversal.

Sabemos que as lentes estão constantemente inseridas em nosso cotidiano, por exemplo, nos óculos, nas máquinas fotográficas e em diversos instrumentos ópticos. Sendo assim, podemos definir lentes esféricas como sendo todo sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transparentes.

As posições e as alturas do objeto e da sua respectiva imagem são determinadas através das mesmas equações já estudas nos espelhos esféricos. Sendo assim, de modo análogo ao procedimento adotado nos espelhos esféricos, a equação do aumento linear transversal pode ser determinada com base em relações de semelhança de triângulos, no processo de formação de imagens pelas lentes.

Vejamos a figura acima: ela nos mostra um objeto linear MN e sua correspondente imagem M’N’, ambos transversais em relação ao eixo principal, para uma lente esférica delgada, obtida a partir do método gráfico.

Os triângulos em destaque MNO e M’N’O são triângulos semelhantes. Portanto, temos:

Por definição, a relação

é o aumento linear transversal, ou a ampliação. Sendo assim, temos:


Por Domiciano Marques
Graduado em Física


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/fisica/aumento-linear-transversal.htm