PUBLICIDADE
O teste do pezinho é um exame essencial realizado em recém-nascidos para detectar precocemente distúrbios metabólicos e genéticos que podem causar sérios problemas de saúde se não forem tratados a tempo. Realizado com algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, o exame identifica diversas doenças, como hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria, permitindo iniciar tratamentos rapidamente e prevenindo complicações graves.
Leia também: O que é o teste do olhinho?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o teste do pezinho
- 2 - O que é o teste do pezinho?
- 3 - Qual o prazo para fazer o teste do pezinho?
- 4 - Quais são as doenças detectadas pelo teste do pezinho?
- 5 - Como é feito o teste do pezinho?
- 6 - Os pais podem escolher não fazer o teste do pezinho?
- 7 - Importância do teste do pezinho
Resumo sobre o teste do pezinho
-
O teste do pezinho é um exame laboratorial essencial realizado em recém-nascidos para detectar precocemente distúrbios metabólicos e genéticos.
-
O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) recomenda o teste do pezinho entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.
-
O teste do pezinho é fundamental para diagnosticar diversas doenças de forma precoce, como hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria.
-
O teste do pezinho consiste na coleta de sangue do calcanhar do bebê e é um exame obrigatório e gratuito no Brasil.
-
O teste do pezinho é essencial para um início saudável na vida de cada criança, fornecendo diagnósticos precoces e a chance de tratamento adequado.
O que é o teste do pezinho?
O teste do pezinho é o nome pelo qual é popularmente conhecido o exame Screening Neonatal, um exame laboratorial essencial realizado em recém-nascidos para detectar precocemente distúrbios metabólicos e genéticos que podem causar sérios problemas de saúde se não forem tratados a tempo. Algumas das condições que podem ser detectadas por ele são o hipotireoidismo congênito e a fenilcetonúria.
O exame é realizado com algumas gotas de sangue coletadas por meio de uma leve punção no calcanhar do bebê e aplicadas em um papel-filtro especial. A detecção precoce desses problemas de saúde permite iniciar rapidamente tratamentos adequados, prevenindo complicações graves e melhorando a qualidade de vida da criança.
Qual o prazo para fazer o teste do pezinho?
Segundo o site do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) recomenda que o teste do pezinho seja realizado entre 3 e 5 dias após o nascimento do bebê. |1| Se alguma alteração for constatada nos exames, a família e o ponto de coleta são avisados para refazer o teste a fim de confirmar ou de excluir a suspeita.
Quais são as doenças detectadas pelo teste do pezinho?
Segundo o site do Ministério da Saúde, através do teste do pezinho, é possível fazer o diagnóstico precoce de diversas doenças. Algumas das condições detectadas pelo teste do pezinho são as seguintes:
-
hipotireoidismo congênito;
-
fenilcetonúria;
-
doença falciforme;
-
hiperplasia adrenal congênita;
-
deficiência de biotinidase. |2|
No entanto, mudanças estão em processo, já que, em 2021, a Lei nº 14.154 foi sancionada, ampliando o número de doenças contempladas no diagnóstico do teste do pezinho para 14 grupos de doenças. Assim, o que antes era o diagnóstico de apenas seis doenças, agora pode chegar até a 50.
Acesse também: O que é o pré-natal e qual é a sua importância?
Como é feito o teste do pezinho?
O teste do pezinho é um procedimento simples, realizado da seguinte maneira:
-
Procedimento de coleta: O exame é feito através da retirada de sangue do calcanhar do bebê, cuja retirada é realizada nessa área por ser considerada bastante vascularizada. Em seguida, o sangue retirado é coletado em um papel-filtro.
-
Momento adequado para a coleta: A coleta não deve ser feita antes de 48 horas de alimentação do bebê. O período ideal para a coleta, segundo o site do Ministério da Saúde, é entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. |3|
Os pais podem escolher não fazer o teste do pezinho?
Não, os pais não podem escolher não fazer o teste do pezinho. Assim como algumas vacinas, no Brasil, este procedimento é obrigatório e é oferecido gratuitamente.
Importância do teste do pezinho
O teste do pezinho não é apenas um procedimento de rotina médica, é um exame essencial para garantir um começo de vida saudável para cada criança, fornecendo não apenas diagnósticos precoces, mas também a oportunidade de intervenção médica precoce e de tratamento adequado.
Notas
|1|, |2| e |3| BRASIL. Ministério da Saúde reforça a importância do Teste do Pezinho entre o 3º e 5º dia de vida. 06 jun. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2019/junho/ministerio-da-saude-reforca-a-importancia-do-teste-do-pezinho-entre-o-3-e-5-dia-de-vida.
Fontes
BRASIL. Ministério da Saúde reforça a importância do Teste do Pezinho entre o 3º e 5º dia de vida. 06 jun. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2019/junho/ministerio-da-saude-reforca-a-importancia-do-teste-do-pezinho-entre-o-3-e-5-dia-de-vida.
BRASIL. Teste do pezinho será ampliado e detectará até 50 novas doenças. 28 mai. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/05/teste-do-pezinho-sera-ampliado-e-detectara-ate-50-novas-doencas.
REICHERT, Altamira Pereira da Silva. Conhecimento de mães quanto a importância do Teste do Pezinho. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 56, p. 226-229, 2003.