Sarampo, síndrome respiratória aguda grave e varíola

Biologia

PUBLICIDADE

Sarampo: é provocado pela infecção do Morbillivirus, sendo que o contágio se dá pelas vias respiratórias, por meio de gotículas de saliva contendo o vírus. Seus sintomas são: febre, dor de cabeça e garganta, tosse e erupções avermelhadas na pele. Pode causar encefalite, e deixar sequelas permanentes. É mais frequente em crianças de até dez anos de idade. Apesar de não ter tratamento, a vacina de sarampo é feita por meio tríplice viral, esta que também imuniza contra a caxumba e rubéola.

Síndrome respiratória aguda grave ou sars: registrada pela primeira vez na China, em 2003, é causada por um Coronavirus. Iniciando-se com febre alta, apresenta sintomas semelhantes aos da gripe, agravando-se em aproximadamente uma semana após estas manifestações. Há um sério risco de morte por parada respiratória. É transmitida pelo ar ou objetos contaminados pelo vírus. Acredita-se, ainda, que a ingestão de água e alimentos contaminados pelas fezes de doentes pode também desencadear a infecção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Varíola: erradicada do mundo desde 1980, segundo a Organização Mundial de Saúde, esta doença é causada pelo Orthopoxvirus variolae. Considerado extinto da natureza, este vírus provoca sintomas semelhantes ao da gripe e, ao circular pela corrente sanguínea, infecta células cutâneas, formando erupções com pus por todo o corpo. Foi uma das maiores causas de mortes em todo o mundo, por milênios, sendo transmitida por meio do contato com a saliva ou feridas de indivíduos infectados, ou objetos contaminados pelo vírus.

 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Manifestação cutânea do sarampo
Manifestação cutânea do sarampo

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Sarampo, síndrome respiratória aguda grave e varíola"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sarampo-sindrome-respiratoria-aguda-grave-variola.htm. Acesso em 20 de janeiro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Diversas doenças virais apresentam sintomas bastante semelhantes entre si, muitas vezes muito parecidos aos da gripe ou aos de um resfriado comum. O sarampo é um exemplo de doença que inicialmente lembra um resfriado. Entretanto, como o tempo, aparecem erupções na face que se espalham progressivamente para outras partes do corpo. É uma doença grave, transmitida através:

a) da ingestão de alimentos e água contaminados pelo vírus.

b) do contato sexual com pessoas contaminadas.

c) da ingestão de carne mal passada contaminada.

d) das secreções nasofaríngeas de pessoas contaminadas.

e) da mordida de animais contaminados.

Questão 2

A varíola é uma doença grave que foi erradicada das Américas na década de 70 e que causava a morte de aproximadamente 30% dos infectados. Atualmente o vírus da varíola é encontrado apenas em laboratórios nos Estados Unidos e na Rússia.

A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta.

a) A varíola é transmitida pelo vírus Orthopoxvirus variolae.

b) Nunca foi criada uma vacina contra a varíola.

c) Não existe tratamento específico para a doença.

d) A doença caracteriza-se pela formação de pústulas (elevações na epiderme) no corpo.

e) A varíola é transmitida através das vias respiratórias.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique aqui e tire suas dúvidas sobre o sarampo, uma doença grave e contagiosa causada por vírus e que pode ser prevenida por meio de vacina.
Entenda o que são os coronavírus, o que eles causam no homem, quais são as formas de tratamento e como se prevenir!
Você já ouviu falar da varíola? Clique aqui e conheça mais sobre essa doença viral que causou a morte de várias pessoas no planeta. Saiba seus sintomas e tratamento.
Os vírus são seres diminutos que só exprimem atividades vitais no interior de células hospedeiras.
Aprenda mais sobre o sarampo, uma doença viral grave que causa, entre outros sintomas, febre alta, tosse e manchas vermelhas no corpo.