Topo
pesquisar

Nomenclatura binomial

Biologia

A nomenclatura binomial cria um padrão na escrita de nomes científicos, evitando assim a confusão causada por nomes populares.
Lineu propôs regras para a nomenclatura biológica
Lineu propôs regras para a nomenclatura biológica
PUBLICIDADE

Sabemos que existe uma infinidade de seres vivos no planeta e cada um recebe um nome popular de acordo com a região onde é encontrado. Pense como seria impossível todos os pesquisadores do mundo trocarem informações a respeito de um ser vivo se cada um der um nome diferente a ele.

Pensando nisso, Carl von Linné, também conhecido como Lineu por nós, brasileiros,  apresentou, em 1735, um livro chamado Systema Naturae, onde propôs uma forma de classificação para os seres vivos, bem como regras para a nomenclatura biológica.

Mapa Mental: Nomenclatura Binomial

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

As regras propostas por Lineu fizeram com que ocorresse uma padronização na escrita dos nomes das espécies a fim de evitar confusões ao falarmos de um organismo para pessoas de diferentes regiões.

Manihot esculenta é o nome científico da mandioca, também chamada de macaxeira e aipim

Manihot esculenta é o nome científico da mandioca, também chamada de macaxeira e aipim

As regras propostas por Lineu ainda são utilizadas, entretanto, com algumas modificações. Observe abaixo algumas das regras utilizadas para a escrita dos nomes das espécies:

- Todos os nomes científicos devem ser escritos em latim ou latinizados;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). O primeiro nome deve ter sua inicial maiúscula e diz respeito ao gênero. O segundo nome é o epíteto específico e deve ser escrito com inicial minúscula;

Observe que o nome da espécie é formado pelo gênero e pelo epíteto específico. Zea mays é o nome científico do milho

Observe que o nome da espécie é formado pelo gênero e pelo epíteto específico. Zea mays é o nome científico do milho

- Subespécies terão nomenclatura trinomial. Exemplo: Papilio thoas brasiliensis;

- Subgêneros são indicados entre parênteses. Eles devem ser escritos também com a inicial maiúscula. Exemplo: Thais (Stramonita) haemastoma;

- Os nomes das espécies devem vir destacados no texto, preferencialmente em itálico. Em casos em que não é possível utilizar o itálico, os nomes podem aparecer sublinhados. O importante é destacá-lo do restante do texto. Exemplo: Solanum tuberosum ou Solanum tuberosum;

- Quando citar o autor, este deve vir logo após o nome da espécie, escrito com letras normais e sem nenhuma pontuação entre a espécie e ele. Exemplo: Caryocar brasiliense Cambess.

- Quando citar o ano da primeira publicação, este deverá vir separado do autor por vírgula. Exemplo: Apis mellifera Linnaeus, 1758.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Nomenclatura binomial"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/nomenclatura-binomial.htm. Acesso em 17 de agosto de 2019.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Os nomes científicos são extremamente importantes para a ciência, uma vez que permitem a identificação de um organismo independentemente da língua utilizada em um país. Isso é possível porque os nomes científicos:

a) sempre são escritos em grego ou em palavras derivadas dessa língua.

b) sempre são escritos em português.

c) sempre são escritos em inglês, a língua mais falada no mundo.

d) são escritos em uma língua criada pela coordenação do Código Internacional de Nomenclatura Biológica.

e) sempre são escritos em latim ou os termos são latinizados.

Questão 2

Todo nome científico de uma espécie é formado por dois termos (nomenclatura binomial). Cada termo possui um significado, e o primeiro indica:

a) o gênero ao qual a espécie pertence.

b) o filo ao qual a espécie pertence.

c) a ordem a qual a espécie pertence.

d) o reino ao qual a espécie pertence.

e) a família a qual a espécie pertence.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola