Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Refaunação

Refaunação é o processo de recuperação de ecossistemas a partir da reintrodução de espécies animais que desapareceram localmente, como foi o caso do lobo-cinza em Yellowstone.

Imagem explicando o que é refaunação.
A refaunação é um importante processo para a manutenção da biodiversidade de um território.
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Refaunação é um processo de recuperação de ecossistemas feito a partir da reintrodução de espécies de animais que haviam sido extintas em determinada localidade. Com isso, os processos naturais e as relações ecológicas que acontecem em um ecossistema são gradualmente recuperados, o que se torna benéfico tanto para a fauna quanto para a flora locais. A refaunação mais bem-sucedida que se conhece é a dos lobos-cinza no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Brasil, que apresenta ampla biodiversidade, tem projetos de refaunação em curso.

Leia também: Afinal, o que é ecossistema?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre refaunação

  • Refaunação é um processo de recuperação ecológica que funciona por meio da reintrodução de espécies animais em ecossistemas ameaçados.

  • As espécies reintroduzidas estão igualmente ameaçadas de extinção ou correm o risco de desaparecer na região considerada.

  • A refaunação pode ter a participação ativa dos seres humanos, como mediante a criação do animal em cativeiro para posterior soltura na área-core.

  • O processo de refaunação é importante para o restabelecimento dos ciclos biológicos e ecológicos dos ecossistemas, além de auxiliar na recuperação de biomas degradados.

  • Projetos de refaunação estão em curso no Brasil e no mundo, da mesma maneira como existem exemplos de refaunações bem-sucedidas em ambas as escalas.

  • A reintrodução do mico-leão-dourado na Mata Atlântica do Rio de Janeiro e dos lobos-cinza no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos, são refaunações que deram certo.

O que é refaunação?

Refaunação é um processo de reconstituição de ecossistemas em situação de desequilíbrio por meio da reintrodução de espécies animais que se encontram ameaçadas de extinção. Trata-se de uma técnica desenvolvida para ampliar a preservação dos espaços naturais e de recuperação de áreas degradadas por meio da retomada de sua fauna e dos processos biológicos e, principalmente, ecológicos que ela desencadeia.

O termo refaunação, derivado do inglês rewilding, foi empregado pela primeira vez pelo ambientalista norte-americano Dave Foreman (1946–2022) ao tratar da importância da recuperação, em larga escala, dos ecossistemas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funciona a refaunação?

A refaunação funciona, inicialmente, por meio da observação da saúde dos ecossistemas ativos. Esse processo é fundamental para se identificar áreas principais de ação (áreas-core), isto é, onde a restauração deverá acontecer prioritariamente. A partir de então, reintroduzem-se espécies-chave que são capazes de, gradualmente, promover a recuperação do equilíbrio desse ecossistema. Dentre tais espécies são consideradas também aquelas predadoras, que se encontram no topo da cadeia alimentar.

A conexão de áreas em que a refaunação está sendo feita com outros ecossistemas adjacentes em recuperação por meio de corredores ecológicos faz parte desse processo.

Existem diferentes níveis de intervenção humana no processo de refaunação. Em determinados casos, as espécies serão criadas em cativeiro para depois serem ativamente reintroduzidas na natureza pelos seres humanos. Há casos, ainda, de transferência de espécies de animais de uma área para outra. A refaunação passiva, por sua vez, ocorre com a mínima interferência humana, e a restauração dos processos ecológicos acontece da mesma maneira que na refaunação ativa.

Importância da refaunação

A refaunação tem importância na manutenção da biodiversidade de um território. Mediante esse processo é possível recuperar a saúde de ecossistemas degradados, o que auxilia na restauração tanto do funcionamento das cadeias alimentares quanto dos demais ciclos biogeoquímicos que ocorrem em cada um deles. Dessa maneira, a refaunação é fundamental para a conservação ambiental e para o restabelecimento de diferentes biomas e áreas naturais no Brasil e no mundo. |1|

Veja também: O que é a biodiversidade?

Refaunação no Brasil

Mico-leão-dourado em um galho, um caso de refaunação que aconteceu no Brasil.
A reintrodução do mico-leão-dourado na Mata Atlântica fluminense é um caso de refaunação que aconteceu no Brasil.

O Brasil é detentor da maior biodiversidade do mundo, e um dos países com o maior potencial para a execução da refaunação, conforme avalia o professor Mauro Galetti, da Unesp. Projetos de recuperação de ecossistemas devastados estão em curso no país, que já obteve sucesso em um caso de refaunação: o do mico-leão-dourado. Esse animal é um dos que se encontra ameaçado de extinção no país, tendo como seu habitat natural as florestas litorâneas da Mata Atlântica.

A refaunação do mico-leão-dourado aconteceu no litoral do Rio de Janeiro, inicialmente mediante a sua criação em cativeiro. Aliás, é no estado que se encontra em curso um projeto de refaunação na Floresta da Tijuca, no Parque Nacional da Tijuca, onde desde pelo menos a década de 1970 se observam casos bem-sucedidos de reintrodução de espécies e de recuperação de ecossistemas degradados.

A partir de 2009, a refaunação nessa área passou a ser acompanhada por instituições de ensino superior e de pesquisa, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Outro exemplo ativo de refaunação que acontece no Parque da Tijuca é o das cutias (roedores) e de bugios (primatas).

5 animais ameaçados de extinção no Brasil

Animal ameaçado de extinção

Nome científico

mico-leão-dourado

Leontopithecus rosalia

ariranha

Pteronura brasiliensi

onça-pintada

Panthera onca

tamanduá-bandeira

Myrmecophaga tridactyla

anta-brasileira

Tapirus terrestris

Refaunação no mundo

Lobos-cinzas no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos, o resultado de uma refaunação muito bem-sucedida.
A refaunação do lobo-cinza no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos, é considerada uma das mais bem-sucedidas do mundo.

A refaunação no mundo ocorre em diversas regiões na tentativa de recuperar áreas ameaçadas. Um dos exemplos mais antigos e bem-sucedidos de refaunação aconteceu no Parque Nacional de Yellow Stone, nos Estados Unidos, na década de 1990. Os lobos-cinza haviam sido eliminados da região ainda nos anos 1920, e a reintrodução de 14 espécimes desses animais em 1994 conseguiu recompor não somente a fauna, mas a flora e o equilíbrio daquele ecossistema em particular.

Na Europa existem refaunações em andamento, como a do castor-europeu no território do Reino Unido e a de búfalos-asiáticos no Leste do continente. O continente africano, que também apresenta vasta biodiversidade graças às suas paisagens distintas, contém inúmeros projetos de refaunação em curso, como acontece nos parques do Sul da África, iniciados em 2001 com espécies de elefantes, e na Tanzânia com o gnu-de-cauda-preta.

5 animais ameaçados de extinção no mundo

Animal ameaçado de extinção

Nome científico

leopardo-de-amur

Panthera pardus orientalis

baleia-azul

Balaenoptera musculus

rinoceronte-de-sumatra

Dicerorhinus sumatrensis

vaquita-marinha

Phocoena sinus

panda-gigante

Ailuropoda melanoleuca

Para conhecer mais animais ameaçados de extinção no mundo, clique aqui.

Notas

|1| CALANCA, Isabela. Processo de refaunação é essencial para a restauração de biomas, analisa cientista. Jornal da UNESP, 07 jul. 2023. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2023/07/07/processo-de-refaunacao-e-essencial-para-a-restauracao-de-biomas-analisa-cientista/.

Fontes

O ECO. O que é Refaunação? Dicionário Ambiental. O Eco, 20 dez. 2015. Disponível em: https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/28847-o-que-e-refaunacao/.

PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. Reintrodução de Fauna. Parque Nacional da Tijuca, 17 fev. 2020. Disponível em: https://parquenacionaldatijuca.rio/projetos/reintroducao-de-fauna/.

REWILDING INSTITUTE. What Is Rewilding? Rewilding Institute, [s.d.]. Disponível em: https://rewilding.org/what-is-rewilding/.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Refaunação"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/refaunacao.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante