Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Quais fêmeas menstruam?

Biologia

PUBLICIDADE

Todos os meses as mulheres sofrem com aquele sangramento denominado menstruação. Algumas vezes esse fenômeno vem acompanhado de dor (cólica menstrual), o que faz com que muitas mulheres tenham que parar suas atividades durante esse período. A menstruação sinaliza que a mulher não está grávida e que seu endométrio está sendo eliminado para a formação de outro.

Apesar de ser um fenômeno comum entre as mulheres, será que todas as fêmeas menstruam? A resposta a essa pergunta é simples: NÃO, pois algumas fêmeas não sofrem com o fenômeno da menstruação. Na realidade, as mulheres são algumas das poucas que possuem essa característica, compartilhando esse fenômeno com outros primatas, tais como chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos. Além dos primatas, a menstruação foi observada apenas em algumas espécies de morcegos, no musaranho-elefante e no rato-espinhoso.

A mestruação é a liberação do endométrio e ocorre em mulheres e em alguns primatas
A mestruação é a liberação do endométrio e ocorre em mulheres e em alguns primatas.

Muitas pessoas devem questionar-se: então como o endométrio de outros mamíferos renova-se? A resposta é simples, no ciclo das outras espécies, quando não ocorre a implantação do embrião, o endométrio é reabsorvido pelo útero e não é eliminado pela vagina como ocorre com as mulheres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas e as cadelas que frequentemente vemos eliminando sangue? Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata da menstruação, na realidade, o processo é bem diferente. Enquanto as mulheres possuem um ciclo menstrual, animais como as cadelas apresentam um ciclo estral. Durante esse ciclo, observa-se uma fase chamada de estro ou cio, período em que ocorre a ovulação e a fêmea apresenta receptividade sexual.

O sangramento que ocorre em animais como a cadela acontece porque, no período anterior ao cio (proestro), há liberação de uma grande quantidade de hormônios, o que faz o fluxo sanguíneo aumentar. Em virtude do fluxo sanguíneo intenso, algumas vezes há o rompimento de vasos sanguíneos e a consequente eliminação de sangue. Por isso, nessa fase, uma secreção sanguinolenta é vista saindo do animal.

Então, afinal, quais fêmeas menstruam? Podemos concluir, portanto, que as únicas fêmeas que menstruam são as da espécie humana, outras primatas próximas, algumas espécies de morcegos, o musaranho-elefante e o rato espinhoso.
 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Quais fêmeas menstruam?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/quais-femeas-menstruam.htm. Acesso em 17 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Conheça o ciclo estral das cadelas, um ciclo reprodutivo que apresenta quatro fases distintas.
Saiba mais sobre a ação dos hormônios e eventos que desencadeiam na menstruação.
Conheça as vantagens e desvantagens do coletor menstrual e descubra como deve ser utilizado esse produto alternativo aos absorventes.
Veja aqui o que é e como ocorre o ciclo menstrual.
Hormônio que influi no ciclo menstrual, menstruar no mesmo período, odores corporais, feromônio, mensageiros entre seres da mesma espécie, respostas fisiológicas, comunicação química, esteróide 5-a-androst-16-en-3-alfa-ol, ovulação.
Clique neste link e aprenda mais sobre o útero! Conheça suas características, partes e função. Saiba também sobre o colo do útero e o útero retrovertido!