PUBLICIDADE
Todos os meses as mulheres sofrem com aquele sangramento denominado menstruação. Algumas vezes esse fenômeno vem acompanhado de dor (cólica menstrual), o que faz com que muitas mulheres tenham que parar suas atividades durante esse período. A menstruação sinaliza que a mulher não está grávida e que seu endométrio está sendo eliminado para a formação de outro.
Apesar de ser um fenômeno comum entre as mulheres, será que todas as fêmeas menstruam? A resposta a essa pergunta é simples: NÃO, pois algumas fêmeas não sofrem com o fenômeno da menstruação. Na realidade, as mulheres são algumas das poucas que possuem essa característica, compartilhando esse fenômeno com outros primatas, tais como chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos. Além dos primatas, a menstruação foi observada apenas em algumas espécies de morcegos, no musaranho-elefante e no rato-espinhoso.
Muitas pessoas devem questionar-se: então como o endométrio de outros mamíferos renova-se? A resposta é simples, no ciclo das outras espécies, quando não ocorre a implantação do embrião, o endométrio é reabsorvido pelo útero e não é eliminado pela vagina como ocorre com as mulheres.
Mas e as cadelas que frequentemente vemos eliminando sangue? Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata da menstruação, na realidade, o processo é bem diferente. Enquanto as mulheres possuem um ciclo menstrual, animais como as cadelas apresentam um ciclo estral. Durante esse ciclo, observa-se uma fase chamada de estro ou cio, período em que ocorre a ovulação e a fêmea apresenta receptividade sexual.
O sangramento que ocorre em animais como a cadela acontece porque, no período anterior ao cio (proestro), há liberação de uma grande quantidade de hormônios, o que faz o fluxo sanguíneo aumentar. Em virtude do fluxo sanguíneo intenso, algumas vezes há o rompimento de vasos sanguíneos e a consequente eliminação de sangue. Por isso, nessa fase, uma secreção sanguinolenta é vista saindo do animal.
Então, afinal, quais fêmeas menstruam? Podemos concluir, portanto, que as únicas fêmeas que menstruam são as da espécie humana, outras primatas próximas, algumas espécies de morcegos, o musaranho-elefante e o rato espinhoso.
Por Ma. Vanessa dos Santos