close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Quais fêmeas menstruam?

Muitas pessoas não sabem ao certo quais fêmeas menstruam e pensam que esse fenômeno é comum em todas as espécies. Entretanto, essa característica é exclusiva dos primatas.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Todos os meses as mulheres sofrem com aquele sangramento denominado menstruação. Algumas vezes esse fenômeno vem acompanhado de dor (cólica menstrual), o que faz com que muitas mulheres tenham que parar suas atividades durante esse período. A menstruação sinaliza que a mulher não está grávida e que seu endométrio está sendo eliminado para a formação de outro.

Apesar de ser um fenômeno comum entre as mulheres, será que todas as fêmeas menstruam? A resposta a essa pergunta é simples: NÃO, pois algumas fêmeas não sofrem com o fenômeno da menstruação. Na realidade, as mulheres são algumas das poucas que possuem essa característica, compartilhando esse fenômeno com outros primatas, tais como chimpanzés, gorilas, orangotangos e bonobos. Além dos primatas, a menstruação foi observada apenas em algumas espécies de morcegos, no musaranho-elefante e no rato-espinhoso.

A mestruação é a liberação do endométrio e ocorre em mulheres e em alguns primatas
A mestruação é a liberação do endométrio e ocorre em mulheres e em alguns primatas.

Muitas pessoas devem questionar-se: então como o endométrio de outros mamíferos renova-se? A resposta é simples, no ciclo das outras espécies, quando não ocorre a implantação do embrião, o endométrio é reabsorvido pelo útero e não é eliminado pela vagina como ocorre com as mulheres.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas e as cadelas que frequentemente vemos eliminando sangue? Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata da menstruação, na realidade, o processo é bem diferente. Enquanto as mulheres possuem um ciclo menstrual, animais como as cadelas apresentam um ciclo estral. Durante esse ciclo, observa-se uma fase chamada de estro ou cio, período em que ocorre a ovulação e a fêmea apresenta receptividade sexual.

O sangramento que ocorre em animais como a cadela acontece porque, no período anterior ao cio (proestro), há liberação de uma grande quantidade de hormônios, o que faz o fluxo sanguíneo aumentar. Em virtude do fluxo sanguíneo intenso, algumas vezes há o rompimento de vasos sanguíneos e a consequente eliminação de sangue. Por isso, nessa fase, uma secreção sanguinolenta é vista saindo do animal.

Então, afinal, quais fêmeas menstruam? Podemos concluir, portanto, que as únicas fêmeas que menstruam são as da espécie humana, outras primatas próximas, algumas espécies de morcegos, o musaranho-elefante e o rato espinhoso.
 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Quais fêmeas menstruam?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/quais-femeas-menstruam.htm. Acesso em 25 de maio de 2022.

De estudante para estudante


Um homen tipo O filho de pais A+ pretende se casar com uma jovem A-filha de pai O-e mãe AB+.Qual a probabilidade do casal ter filhos com o mesmo fenótipo tipo do pai??

Por Elem Cristina
Responder
Ver respostas

Como se explica wue Durante a reprodução sexuada a uniform de gãmetas não alteram o número de chromosomes?

Por Sara Ito Godinho Ferreira
Responder
Ver respostas

Estude agora


Quem foi Che Guevara?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Ernesto Guevara, mais conhecido como "Che" Guevara...

Chegar em casa ou à casa

Na língua culta, o complemento do verbo “chegar” é regido pela preposição “a”, mas, coloquialmente, ainda...