UOL - O melhor conteúdo

Tipos de segmentação embrionária

O tipo de segmentação sofrida pelo zigoto depende da quantidade de vitelo no interior do óvulo. Os tipos de segmentação embrionária são: holoblástica e meroblástica.

O tipo de segmentação depende da quantidade de vitelo no interior do óvulo
O tipo de segmentação depende da quantidade de vitelo no interior do óvulo
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

O tipo de segmentação que o zigoto sofrerá está relacionado à quantidade de vitelo acumulada no óvulo. Quanto maior a quantidade de vitelo no óvulo, mais lenta será a segmentação do zigoto.

Os tipos de segmentação embrionária são: segmentação holoblástica ou total, e segmentação meroblástica ou parcial.

Segmentação holoblástica ou total é otipo de segmentação que ocorre no ovo todo e é comum nos ovos alécitos, oligolécitos e heterolécitos. A segmentação holoblástica é dividida em holoblástica igual, holoblástica desigual e holoblástica subigual.

  • Segmentação holoblástica igual: esse tipo de segmentação ocorre em ovos alécitos e em alguns ovos oligolécitos. Caracteriza-se pela formação de oito blastômeros iguais na terceira clivagem.
  • Segmentação holoblástica desigual: tipo de segmentação que ocorre em todos os ovos heterolécitos e em alguns ovos oligolécitos. Caracteriza-se pela formação de oito blastômeros de tamanhos diferentes na terceira clivagem. Os blastômeros maiores são denominados macrômeros; e os menores, micrômeros.
  • Segmentação holoblástica subigual: tipo de segmentação que ocorre em ovos isolécitos, e se caracteriza por formar oito blastômeros que não diferem muito entre si no tamanho.

Em razão da diferença na distribuição do vitelo, a segmentação meroblástica parcial se divide em discoidal e superficial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Segmentação meroblástica discoidal: as clivagens se dão apenas na região da célula que não tem vitelo, chamada de cicatrícula. Esse tipo de clivagem ocorre nos ovos telolécitos.       
  •  
  • Segmentação meroblástica superficial: ocorre nos ovos centrolécitos. Nesse tipo de segmentação, as células embrionárias se encontram na superfície do ovo.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Tipos de segmentação embrionária"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/tipos-segmentacao-embrionaria.htm. Acesso em 29 de março de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

Sabemos que o processo de segmentação está intimamente relacionado com a quantidade e distribuição de vitelo em um ovo. A partir de seus conhecimentos acerca do tema, marque a alternativa correta:

a) Quanto menor a quantidade de vitelo, menor a velocidade de segmentação.

b) Quanto menor a quantidade de vitelo, maior a velocidade de segmentação.

c) Quanto maior a quantidade de vitelo, maior a velocidade de segmentação.

d) A quantidade de vitelo não influencia na velocidade da segmentação.

e) Apenas a disposição do vitelo influencia na velocidade da segmentação.

Exercício 2

Quando uma segmentação produz uma mórula com todos os blastômeros de tamanho igual, dizemos que ocorreu uma segmentação:

a) holoblástica igual.

b) holoblástica desigual.

c) meroblástica discoidal.

d) meroblástica superficial.

Exercício 3

Sabemos que o ovo típico dos artrópodes é o centrolécito, em que o vitelo se concentra principalmente na região central. Nesse tipo de ovo ocorre uma segmentação caracterizada pela presença dos blastômeros apenas na periferia. Qual o nome desse tipo de segmentação?

a) holoblástica igual.

b) holoblástica desigual.

c) meroblástica discoidal.

d) meroblástica superficial.

Exercício 4

(Fuvest-SP) Qual a diferença, no desenvolvimento embrionário, entre animais com ovos oligolécitos e animais com ovos telolécitos?

a) Número de folhetos embrionários formados.

b) Presença ou ausência de celoma.

c) Presença ou ausência de notocorda.

d) Tipo de segmentação do ovo.

e) Modo de formação do tubo neural.