PUBLICIDADE
No ano 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) analisou os maiores problemas mundiais e consolidou várias metas estabelecidas nas conferências mundiais ocorridas ao longo dos anos 90, estabelecendo um conjunto de objetivos para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento. Os 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil foram batizados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo, deveriam ser adotados pelos estados membros das Nações Unidas, que terão até o ano de 2015 para atingi-los.
Os oito objetivos estabelecidos pela ONU são:
→ Erradicar a fome e a miséria;
→ Prover educação básica de qualidade para todos;
→ Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
→ Redução da mortalidade infantil;
→ Melhorar a saúde das gestantes;
→ Combater a AIDS, a malária e outras doenças;
→ Garantir a sustentabilidade ambiental;
→ Parcerias mundiais para o desenvolvimento.
O Governo brasileiro, tomando como referência os Objetivos do Milênio das Nações Unidas, promove projetos de inclusão social e mostra as inúmeras iniciativas comunitárias que promovem o bem-estar social com sustentabilidade. Com o patrocínio tanto de órgãos públicos quanto privados, esse projetos visam atender aos objetivos firmados pela ONU e garantem uma vida digna aos cidadãos.
Na Rio+20, que se realizará entre os dias 13 e 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro, todas as ações desenvolvidas pelo Governo Federal (seus Ministérios e demais órgãos), que têm relação com os temas da conferência, serão trabalhados em tópicos e separados por assuntos afins.
No site do Ministério da Cultura o cidadão poderá conferir ações e matérias culturais relacionadas à sustentabilidade, e no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o leitor poderá obter informações sobre agricultura sustentável, além disso, o site traz dicas de soluções ecologicamente corretas e aplicáveis no dia a dia.
Nos tópicos abaixo você poderá conferir conteúdos relacionados à Rio +20 produzidos por órgãos federais.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia