Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que o Brasil espera da Rio+20

A expectativa do Brasil na Rio+20 é alcançar soluções realistas, que façam sentido na ótica do desenvolvimento sustentável.

Na Rio+20, o Brasil espera assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável
Na Rio+20, o Brasil espera assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, se realizará entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro, e contará com a presença de líderes de Governo, além de representantes da sociedade civil. A Rio+20 é considerada uma oportunidade histórica na definição de caminhos para um mundo mais seguro, mais igual, mais limpo, mais verde e mais próspero para todos.

A realização dessa conferência no Brasil tem um significado especial, pois foi durante a Cúpula da Terra ou Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92 ou Rio-92) que o termo Desenvolvimento Sustentável se consolidou. O nome Rio+20, além de fazer alusão ao 20° aniversárioda conferência realizada em 1992 no Rio de Janeiro, se justifica por marcar a perspectiva para as próximas duas décadas.

O Brasil vê a Rio+20 como sendo uma conferência não apenas sobre meio ambiente, mas sobre desenvolvimento sustentável, e espera os seguintes resultados desse evento:

→ A erradicação da pobreza como um elemento essencial para se alcançar o desenvolvimento sustentável;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ A inclusão do conceito de desenvolvimento sustentável no processo decisório por parte dos três pilares do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental), a fim de superar visões setoriais que ainda persistem vinte anos após o desenvolvimento sustentável ser definido com sendo uma prioridade global;

→ O fortalecimento do multilateralismo, com a clara mensagem de ajuste das estruturas das Nações Unidas e de outras instituições internacionais ao desafio do desenvolvimento sustentável;

→ O reconhecimento da reorganização internacional em andamento, com seus reflexos sobre a governança global.

O Governo acredita que o equilíbrio entre os três pilares do desenvolvimento sustentável pode ser fortalecido durante a conferência através, por exemplo, da organização de Metas de Desenvolvimento Sustentável, que indicariam com maior precisão as áreas nas quais deveriam se concentrar os esforços nacionais e a cooperação internacional, visando promover o desenvolvimento sustentável.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "O que o Brasil espera da Rio+20"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/o-que-brasil-espera-rio-20.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante