Doença péptica, erisipela e escarlatina

Biologia

PUBLICIDADE

Doença péptica: é caracterizada por lesões na mucosa do estômago, causando gastrites ou, em casos mais graves, úlceras. Dor de cabeça, incômodos estomacais semelhantes à sensação de fome e queimação são seus principais sintomas. Em casos mais graves, pode provocar fezes e/ou vômito contendo sangue. O agente responsável por esta doença é a Helicobacter pylori, esta que pode ser encontrada no estômago sem, no entanto, causar danos.

Erisipela: causada pela Streptococcus pyogenes, geralmente o contágio se dá por meio de lesões cutâneas, principalmente frieiras. Ao penetrar estas regiões, a bactéria se propaga pelos vasos linfáticos e pode provocar, além de manchas avermelhadas pela pele, febre alta, calafrios, dor de cabeça, náuseas e vômitos. O tratamento deve ser feito de forma criteriosa, já que reincidivas podem ocorrer.

Escarlatina: também causada pela Streptococcus pyogenes, suas toxinas provocam, inicialmente, dor de garganta, febre, dores musculares, náuseas e vômito; e a língua se apresenta com saliências de aspecto que se assemelha à framboesa. Após este estágio, surgem erupções cutâneas e pontos vermelhos brilhantes que se estendem desde o peito e a nuca até todo o corpo, sendo que palmas das mãos e pés, e a região em volta da boca se apresentam pálidos. Esta doença é transmitida pela inalação de gotículas de saliva e secreções contendo as bactérias e, não sendo adequadamente tratada, pode provocar dores articulares, convulsões, hemorragias internas e inflamação dos rins e tímpanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

“Língua de framboesa”: sintoma característico da escarlatina.
“Língua de framboesa”: sintoma característico da escarlatina.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Doença péptica, erisipela e escarlatina"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/doencapeptica-erisipela-escarlatina-febre-maculosa.htm. Acesso em 27 de outubro de 2020.

Lista de Exercícios
Questão 1

A doença péptica provoca incômodos estomacais, tais como sensação de fome e de queimação. Essa doença pode desencadear gastrites e úlceras e é causada por uma bactéria chamada de

a) Escherichia coli.

b) Staphylococcus saprophyticus.

c) Vibrio cholerae.

d) Salmonella typhi.

e) Helicobacter pylori.

Questão 2

O Streptococcus pyogenes é uma bactéria gram-positiva em formato de cocos que é responsável por desencadear diferentes doenças no organismo humano. Marque a alternativa que indica doenças causadas por essa bactéria:

a) Gangrena gasosa e acne.

b) Difteria e botulismo.

c) Febre maculosa e febre reumática.

d) Erisipela e escarlatina.

e) Hanseníase e brucelose.

Mais Questões