Topo
pesquisar

Cólera, coqueluche, difteria e disenteria bacilar

Biologia

PUBLICIDADE

Cólera: provocada pelo Vibrio cholerae, causa diarreias esbranquiçadas devido à liberação de toxinas no intestino delgado, provocando a liberação de água e sais minerais pelas células ali presentes. Tal fator pode provocar a morte por insuficiência renal, aproximadamente um dia após o surgimento dos sintomas, caso não seja feito o tratamento adequado. A infecção se dá pela ingestão de água e alimentos contaminados pelas fezes de pessoas acometidas.

Coqueluche: a Bordetella pertussis é a responsável pelas tosses intensas. Como estas são sucessivas, deixam o indivíduo sem respirar até que cessem, fazendo com que, ao retomar o fôlego, reproduza um som de guincho, bem característico. Esta bactéria é transmitida pela inalação de gotículas de saliva contendo o agente transmissor, geralmente eliminadas na fala, tosse ou espirro de pessoas contaminadas. Há vacina contra a coqueluche.

Difteria (crupe): acometendo principalmente crianças, é transmitida pela inalação de secreções respiratórias contendo a bactéria Corynebacterium diphteriae. Graças à toxina que libera, o paciente tem órgãos do sistema respiratório, como as tonsilas e faringe, afetados. Por esse motivo, pode causar a morte por asfixia. Febre e dificuldade de falar e engolir - principalmente devido a uma membrana que surge na garganta - são manifestações características. Existe vacina preventiva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Disenteria bacilar (shigelose): causada por bactérias do gênero Shigella, provoca diarreias aquosas e severas devido à ação de suas toxinas, liberadas no intestino delgado. Sua infecção se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas doentes. Pode causar desidratação e, em casos mais severos, convulsões.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

As vacinas DTP (tríplice bacteriana) e DTP-Hib (vacina tetravalente) protegem contra a coqueluche, difteria e outras doenças bacterianas.
As vacinas DTP (tríplice bacteriana) e DTP-Hib (vacina tetravalente) protegem contra a coqueluche, difteria e outras doenças bacterianas.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Cólera, coqueluche, difteria e disenteria bacilar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/colera-coqueluche-difteria-disenteria-bacilar.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

A cólera é uma doença grave que acomete, normalmente, pessoas que vivem em regiões onde o saneamento é precário, assim como as condições de higiene. A respeito dessa enfermidade, marque a alternativa incorreta:

a) A cólera pode ser transmitida através de água e alimentos contaminados.

b) Dentre os sintomas da cólera, destacam-se a diarreia e os vômitos.

c) A cólera pode levar à desidratação grave.

d) A cólera é transmitida por um protozoário chamado Vibrio cholerae.

e) É bastante importante que seja feita a reidratação dos pacientes com cólera.

Questão 2

A coqueluche é causada por dois bacilos do gênero Bordetella: B. pertussis e B. Parapertussis. A doença, que afeta o trato respiratório, causa tosse e um guincho inspiratório característico.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente a forma de transmissão dessa doença.

a) A transmissão ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados pela bactéria.

b) A transmissão ocorre pela ingestão de carne malpassada.

c) A transmissão ocorre através de gotículas de saliva eliminadas pelo doente, principalmente no momento de tosse.

d) A transmissão ocorre através do contato sexual e transfusão de sangue.

Mais Questões
Vacinar corretamente a criança é a forma mais eficaz de preveni-la da coqueluche
Doenças e patologias Coqueluche
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola