Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Roberto Bolaños (Chaves)

Também conhecido como Chespirito, Roberto Bolaños foi um ator e comediante mexicano que ficou conhecido internacionalmente por Chaves e por Chapolin Colorado.

Fotografia de Roberto Bolaños, o criador de Chaves e Chapolin Colorado.
Roberto Bolaños foi o criador de Chaves e Chapolin Colorado.
Crédito da Imagem: Instagram @chespirito_rgb | Reprodução
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Roberto Bolaños foi um ator, comediante e roteirista mexicano que ficou internacionalmente conhecido como Chespirito. Roberto Bolaños foi o criador de dois personagens de grande sucesso da televisão mexicana: Chaves e Chapolin Colorado. Ele atuou nos dois programas, que foram grandes sucessos da televisão mexicana na década de 1970.

Roberto Bolaños também criou diversos outros personagens em seus roteiros de comédia, sendo presença marcante na televisão mexicana até a década de 1990. Chaves e Chapolin Colorado foram enormes sucessos em toda a América Latina, rendendo a Roberto Bolaños inúmeras homenagens ao longo de sua vida.

Leia também: Renato Aragão (Didi) — um famoso comediante brasileiro

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Roberto Bolaños

  • Roberto Bolaños foi um ator, comediante e roteirista mexicano.

  • Sua carreira foi marcada pelas suas duas maiores criações: Chaves e Chapolin Colorado.

  • Começou sua carreira no ramo publicitário, passando a escrever roteiros de comédia.

  • Além de criador, ele também foi ator em Chaves e Chapolin, dois grandes sucessos da televisão mexicana.

  • Sua saúde declinou rapidamente a partir de 2004, falecendo em 2014.

Biografia de Roberto Bolaños

Nascimento de Roberto Bolaños

Roberto Mario Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México, capital do México, no dia 21 de fevereiro de 1929. Ele era filho de Francisco Gómez Linares, que trabalhava como pintor e ilustrador. A mãe dele se chamava Elsa Bolaños Cacho e trabalhava como secretária, sendo que o casal que ela e Francisco formaram gerou três filhos: Roberto, Francisco e Horacio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infância de Roberto Bolaños

A infância de Roberto Bolaños foi marcada pelo falecimento precoce de seu pai, vítima de um derrame cerebral. O falecimento de Francisco aconteceu quando Roberto Bolaños tinha apenas seis anos de idade, e coube à sua mãe cuidar dos filhos sozinha. Foi na sua infância que Roberto Bolaños demonstrou uma grande habilidade que carregou em sua vida: era um ótimo desenhista.

Juventude de Roberto Bolaños

Na sua juventude, além de gostar de fazer pinturas de pessoas e paisagens, Roberto Bolaños demonstrou ter outros dois grandes interesses: o futebol e o boxe. Ele chegou a praticar futebol e a competir em competições amadoras de boxe, mas abandonou a prática dos dois esportes. As alegações apontam que ele os abandonou pelo seu porte físico mirrado.

Casamento de Roberto Bolaños

Roberto Bolaños e sua esposa, Dona Florinda.
Seu segundo casamento foi com Florinda Meza, a Dona Florinda. (Créditos: Instagram @florindamezach1 | Reprodução)

Ao longo de sua vida, Roberto Bolaños se casou duas vezes. O seu primeiro casamento foi com Graciela Fernández Pierre, a quem conheceu em 1951. Roberto e Graciela se casaram em 1956, mantendo um relacionamento até 1977, embora Roberto Bolaños só tenha oficialmente se divorciado de Graciela em 2004.

Em 1977, Roberto Bolaños iniciou um relacionamento com Florinda Meza, sua colega de trabalho, que interpretava Dona Florinda no Chaves. Na ocasião, o ator mexicano foi criticado por ter iniciado um relacionamento pouco tempos depois de se separar de sua primeira esposa.

Algumas das críticas se dão ao fato de que ele tomou iniciativas em relação a Florinda Meza enquanto era casado com sua primeira esposa. Florinda sempre se defendeu, alegando que nunca houve envolvimento com o ator enquanto ele era casado. Roberto Bolaños e Florinda Meza casaram-se legalmente em 2004 e permaneceram juntos até o falecimento do ator, em 2014.

Filhos de Roberto Bolaños

Em toda a sua vida ao longo de seus dois relacionamentos, Roberto Bolaños teve seis filhos, todos eles nascidos durante o seu primeiro casamento, com Graciela. Os filhos de Roberto Bolaños se chamam: Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto.

Carreira de Roberto Bolaños

Fotografia de Roberto Bolaños como roteirista.
Roberto Bolaños trabalhou principalmente como roteirista. (Créditos: Instagram @chespirito_rgb | Reprodução)

Roberto Bolaños chegou a ingressar na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), matriculando-se no custo de Engenharia Mecânica. Ele o fez por influência de um tio que trabalhava na área, mas abandonou o curso sem finalizá-lo. No começo da década de 1950, Roberto Bolaños decidiu trabalhar no ramo criativo, focando conteúdo para rádio e televisão.

Em 1952, ele se candidatou a uma vaga para trabalhar no ramo publicitário, sendo contratado como redator em uma agência de publicidade. Ele exerceu essa função até conquistar uma oportunidade para atuar como roteirista de programas de rádio e televisão. O primeiro trabalho de destaque de Roberto Bolaños foi como roteirista de uma dupla cômica chamada Viruta e Capulina.

Logo, Roberto Bolaños passou a atuar e teve o seu primeiro trabalho no cinema no filme Dos Locos em Escena, lançado em 1960. Apesar disso, o foco da carreira de Roberto Bolaños ainda estava nos roteiros, com ele escrevendo materiais para a televisão e para o cinema. O primeiro roteiro dele para o cinema foi lançado antes mesmo do primeiro filme em que ele atuou.

O trabalho dele como roteirista fez com que ele ficasse conhecido no México como Chespirito, apelido carinhoso que foi dado a ele com base no nome de Shakespeare. O apelido foi um elogio à capacidade de Roberto Bolaños de escrever bons roteiros. Na década de 1960, ele continuava escrevendo roteiros para Viruta e Capulina e passou a escrever para outro grande show da Telesistema Mexicano.

Em 1968, o seu contrato com essa emissora de televisão se encerrou, e ele passou a trabalhar para a Televisión Independiente de México. Foi nessa emissora que ele passou a escrever roteiros de comédia para um programa chamado Sábados de la Fortuna, convivendo com atores como Ramón Valdés e María Antonieta de las Nieves.

O sucesso do programa Sábados de la Fortuna fez que com ele passasse a ser chamado de Programa Chespirito no começo da década de 1970. Nesse momento, dois personagens que marcaram a carreira de Roberto Bolaños foram criados: Chapolin Colorado e Chaves. Roberto Bolaños, além de ser o roteirista dos episódios dos dois programas, passou também a atuar.

Esses programas de Roberto Bolaños passaram a ser exibidos na década de 1970 na Televisa, emissora que surgiu da fusão da Telesistema Mexicano com Televisión Independiente de México. Nessa emissora, foram transmitidos Chapolin Colorado, um herói atrapalhado, e Chaves, que apresenta um garoto órfão que se abriga em uma vila.

Os dois programas foram verdadeiros sucessos de audiência, sendo exportados para toda a América Latina, fazendo com que os personagens de Chaves e Chapolin se tornassem conhecidos em todo o continente. Em 1979, Chapolin Colorado foi encerrado, e no ano seguinte, 1980, foi a vez de Chaves ser encerrado, marcando o fim de dois grandes sucessos da televisão mexicana.

Roberto Bolaños ficou produzindo conteúdos para a Televisa até o ano de 1995, quando a grade da emissora foi alterada, dando mais espaço para telenovelas. Com isso, Roberto Bolaños decidiu se aposentar da televisão. Nesse período, ele também se dedicou à produção de novelas, filmes e peças de teatro.

Depois de abandonar a televisão, Roberto Bolaños trabalhou no cinema, no teatro, escreveu livros e supervisionou a criação de um desenho animado do Chaves.

Personagens de Roberto Bolaños

Chaves e Chapolin Colorado, os personagens mais conhecidos de Roberto Bolañ
Chaves e Chapolin Colorado são os personagens mais conhecidos de Roberto Bolaños.(Créditos: Instagram @chespirito_rgb | Reprodução)

Ao longo de décadas de uma carreira de sucesso como ator e comediante, Roberto Bolaños marcou a televisão do México e da América Latina com personagens de grande sucesso, como:

  • Chaves: uma criança órfã que supostamente morava em um barril que ficava em uma vila. Na verdade, Chaves era morador do apartamento número 8 dessa vila, segundo revelou Roberto Bolaños. O personagem foi marcado por ser humilde, inocente e por estar envolvido em situações inusitadas e engraçadas.

  • Chapolin Colorado: é um super-herói pouco convencional. O Chapolin ficou marcado por ser um super-herói bastante atrapalhado e confuso que se metia em situações engraçadas, mas que sempre solucionava tudo no final. Tinha uma frase que se tornou sua marca registrada: “Não contavam com a minha astúcia!”.

  • Dr Chapatin: um médico idoso que ficou conhecido por ser atrapalhado, incompetente e esquecido.

  • Chompiras (conhecido no Brasil como Chaveco): um ex-ladrão que abandonou sua vida criminosa, tornando-se um desempregado, trabalhando nos ofícios disponíveis.

Veja também: Qual é a história da televisão?

Roberto Bolaños e o Chaves

Principais personagens de “Chaves”, programa de TV criado por Roberto Bolaños.
Principais personagens de Chaves, programa de TV criado por Roberto Bolaños. (Créditos: Instagram @chespirito_rgb | Reprodução)

Chaves (El Chavo del Ocho, no original em espanhol) foi criado por Roberto Bolaños no começo da década de 1970, sendo o maior sucesso da carreira do ator mexicano. Essa série, que nasceu como um pequeno esquete, era marcada por uma criança órfã que supostamente residia em um barril em uma vila mexicana.

Roberto Bolaños teria afirmado anos depois que ele residia, na verdade, no apartamento 8. De toda forma, Chaves é marcado por ser uma criança humilde, pouco inteligente e ingênua que convive tranquilamente com todos os outros moradores da vila:

  • Seu Madruga: um homem desempregado que deve meses de aluguel.

  • Chiquinha: filha do Seu Madruga e conhecida por sua esperteza.

  • Dona Florinda: uma mulher viúva que é conhecida por ser grosseira e brigona.

  • Quico: filho de Dona Florinda conhecido por ser mimado.

  • Dona Clotilde: uma mulher solteirona que é conhecida como “Bruxa do 71”.

  • Professor Girafales: trabalha na escola onde estudam Chaves, Quico e Chiquinha. Não era morador da vila.

  • Senhor Barriga: o dono da vila e que vai constantemente até lá para cobrar os aluguéis.

A série apresenta outros personagens, tais como:

  • Nhonho: filho do Senhor Barriga.

  • Pópis: prima do Quico.

  • Jaiminho: um carteiro preguiçoso.

  • Dona Neves: bisavó da Chiquinha.

  • Godínez: um aluno da escolinha pouco inteligente.

Ao todo, Chaves teve 312 episódios, que foram exibidos em sete temporadas transmitidas entre os anos de 1973 e 1980. Chaves foi um grande sucesso em toda a América Latina, inclusive no Brasil.

Morte de Roberto Bolaños

Roberto Bolaños faleceu no dia 28 de novembro de 2014, em Cancún, aos 85 anos. Sua saúde começou a decair significativamente a partir de 2004, e o comediante mexicano apresentou diversos problemas de saúde e teve episódios de desmaio, sendo obrigado a passar por cirurgias de urgência na próstata. Uma dessas cirurgias, inclusive, fez com que ele tivesse dificuldades para andar, sendo obrigado a se locomover de cadeira de rodas.

Ele também desenvolveu problemas respiratórios fruto de décadas como fumante. A altitude e poluição da Cidade do México também foram agravantes para Roberto Bolaños, obrigando-o a se mudar para Cancún, cidade que fica no nível do mar. A saúde cada vez mais delicada do ator fez com que suas aparições públicas se tornassem mais raras a partir de 2012, e a última aparição pública dele foi nesse ano.

Em 2014, boatos começaram a circular de que a condição de saúde de Roberto Bolaños era cada vez mais delicada. Uma das últimas revelações sobre a saúde de Roberto Bolaños era de que ele também sofria de mal de Parkinson, doença que agravou suas condições em seus dias finais.

Legado de Roberto Bolaños

Fotografia de Roberto Bolaños, um famoso nome da televisão mexicana.
Roberto Bolaños é um famoso nome da televisão mexicana. (Créditos: Instagram @florindamezach1 | Reprodução)

Roberto Bolaños ficou marcado como um dos grandes atores e comediantes da história da televisão mexicana, sendo internacionalmente conhecido pelos seus esquetes de humor que marcaram gerações em toda a América Latina. O trabalho dele foi o responsável por alegrar milhões de pessoas, demonstrando a força de sua arte e o poder da comédia.

Além disso, o trabalho realizado por Roberto Bolaños em seus programas reforçavam valores como bondade, companheirismo, os males da pobreza, entre outros. Por fim, Roberto Bolaños se tornou um grande exemplo de como fazer bons roteiros de comédia, inspirando gerações de humoristas em todo o planeta.

Homenagens a Roberto Bolaños

O enorme sucesso da carreira de Roberto Bolaños como ator e comediante renderam a ele inúmeras homenagens ao longo de sua vida. Entre elas, destacam-se:

  • Em 2000, a Televisa realizou um programa para homenagear Roberto Bolaños e outros atores que participaram de Chaves.

  • Em 2000, Roberto Bolaños foi homenageado pelo Necaxa, equipe de futebol, durante uma partida no Estádio Azteca.

  • Em 2006, o serviço postal do México lançou selos postais em homenagem a Chaves e a Chapolin Colorado.

  • Em 2008, foi homenageado pelo Congresso peruano e pela Prefeitura de Lima em viagem que fez ao Peru.

  • Em 2009, foi homenageado pela emissora colombiana RCN.

  • Em 2012, a Televisa realizou uma homenagem a Roberto Bolaños no Auditório Nacional, na Cidade do México.

  • Em 2014, por ocasião do seu falecimento, Roberto Bolaños foi homenageado em seu velório no Estádio Azteca.

Curiosidades sobre Roberto Bolaños

  • Roberto Bolaños defendia posições políticas conservadoras, apoiando diversos políticos conservadores mexicanos.

  • Ele amava futebol, sendo torcedor do América, tradicional clube mexicano.

  • Apesar do enorme sucesso de Chaves no Brasil, Roberto Bolaños visitou o Brasil apenas uma vez em sua vida.

Fontes

REDAÇÃO. Florinda Meza chora ao relembrar minutos finais de Roberto Bolaños, o Chaves, há dez anos. Disponível em: https://gshow.globo.com/cultura-pop/famosos/noticia/florinda-meza-chora-ao-relembrar-minutos-demais-de-roberto-bolanos-o-Chaves.ghtml.

LÓPEZ, Alberto. Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves e engenheiro da comédia. Disponível em: https://brasil.elpais.com/cultura/2020-02-21/roberto-gomez-bolanos-criador-do-Chaves-e-engenheiro-da-comedia.html.

REDAÇÃO. História Hoje: há 95 anos nascia Roberto Bolaños. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/cultura/audio/2024-02/historia-hoje-ha-95-anos-nascia-roberto-bolanos.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Roberto Bolaños (Chaves)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/roberto-bolanos.htm. Acesso em 17 de março de 2025.

De estudante para estudante