Pedro Álvares Cabral foi um navegante e fidalgo português que comandou a expedição portuguesa que chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500. Sabe-se pouquíssimas coisas sobre a vida de Pedro Álvares Cabral, como sua origem nobre e a proximidade que tinha com o rei d. Manuel I.
Essa proximidade pode ter contribuído para que ele fosse escolhido para liderar a expedição de 13 embarcações que saiu de Lisboa com o objetivo de verificar a possibilidades portuguesas na América e comercializar na Índia. Sua expedição foi uma das mais bem-sucedidas da história das grandes navegações.
Leia também: Fatos polêmicos sobre o descobrimento do Brasil
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Pedro Álvares Cabral
- 2 - Quem foi Pedro Álvares Cabral?
- 3 - Principais feitos de Pedro Álvares Cabral
- 4 - Pedro Álvares Cabral e o descobrimento do Brasil
- 5 - Quanto tempo Pedro Álvares Cabral ficou no Brasil?
- 6 - Morte de Pedro Álvares Cabral
- 7 - Qual o legado de Pedro Álvares Cabral?
- 8 - Homenagens a Pedro Álvares Cabral
- 9 - Exercícios sobre Pedro Álvares Cabral
Resumo sobre Pedro Álvares Cabral
- Pedro Álvares Cabral foi um navegante português dos séculos XV e XVI.
- Ele era membro da nobreza portuguesa e recebeu o título de fidalgo.
- Foi indicado para liderar a expedição composta por 13 embarcações que saiu de Lisboa em março de 1500.
- Sua expedição chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500.
- Nunca mais realizou outra grande expedição, provavelmente por ter se desentendido com o rei d. Manuel I.
Quem foi Pedro Álvares Cabral?

Pedro Álvares Cabral foi um fidalgo e navegante português que ficou conhecido como o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao Brasil. Apesar de ter participado de um evento tão significativo, a figura de Cabral permaneceu, durante séculos, em esquecimento, e os historiadores sabem muito pouco sobre sua vida.
Pedro Álvares Cabral era originário da cidade de Belmonte, em Portugal, e nasceu em 1467 ou 1468. O dia e mês de seu nascimento são desconhecidos, mas sabemos que Cabral era filho de uma família que pertencia à nobreza de Portugal, tanto que, em 1479, ele foi enviado para morar na Corte do rei Afonso V.
Ele teve acesso a uma boa educação, sendo ensinado em matérias como literatura e história, além de ter tido acesso a um vasto conhecimento náutico e treinamento militar. Os estudos permitiram que ele se tornasse um navegante, e, durante o reinado de d. Manuel I, obteve o título de fidalgo do Conselho do Rei e foi nomeado cavaleiro da Ordem de Cristo.
Antes de 1500, os historiadores não conhecem nenhum grande feito de Pedro Álvares Cabral; por isso, sua indicação para liderar a então maior expedição oceânica de Portugal é motivo de surpresa para os pesquisadores. Acredita-se que ele deveria ter uma boa relação com o rei de Portugal, d. Manuel I.
De toda forma, ele liderou a expedição Portugal composta por 13 embarcações e mais de 1200 homens. Os objetivos dessa expedição foram verificar as possibilidades de Portugal no oeste e estabelecer comércio na Índia para ter acesso ao mercado de especiarias. Essa expedição foi uma das mais bem-sucedidas da história portuguesa, chegando ao Brasil em 22 de abril de 1500.
Principais feitos de Pedro Álvares Cabral
O grande feito de que os historiadores têm conhecimento sobre a vida de Pedro Álvares Cabral foi mesmo a expedição que resultou na chegada ao Brasil em 1500. O navegante foi escolhido pelo rei de Portugal para liderar essa expedição, e Cabral deveria verificar se havia terras disponíveis a oeste, nos marcos estabelecidos no Tratado de Tordesilhas.
A expedição, composta por 13 embarcações e mais de 1200 homens, partiu de Lisboa em março de 1500, e, no dia 21 de abril, avistou sinais de aproximação de terra. Essa expedição pegou um caminho incomum ao que os portugueses usavam para ir à Índia, o que sugere uma intencionalidade na expedição de Cabral.
A expedição de Cabral ficou alguns dias no Brasil, partindo em direção à Índia, onde tinha ainda outro importante objetivo: estabelecer relações diplomáticas com os reinos indianos para ter acesso às valiosas especiarias. Na Índia, Cabral tentou fazer uma aliança com Calicute e recebeu autorização para estabelecer uma feitoria, mas sofreu um pesado ataque de hindus e muçulmanos.
Cabral ordenou um ataque contra Calicute por conta da destruição de sua feitoria, partindo, em seguida, para Cochim, onde fez uma aliança com essa cidade, recebendo autorização para construir uma feitoria.
Essa aliança permitiu que Cabral pudesse lotar suas embarcações com especiarias, retornando para Portugal em 1501. Na sua terra natal, foi recebido com honrarias, além de que sua expedição gerou um enorme lucro para o reino. Foi uma expedição extremamente bem-sucedida, apesar de ter perdido seis embarcações.
Era de se esperar que, depois disso, Pedro Álvares Cabral se empenhasse em novas expedições, e ele até atuou nos preparativos para tal, mas foi retirado do comando de uma nova expedição pelo rei d. Manuel I. Os historiadores acreditam que houve algum desentendimento grave entre o rei e o navegante, uma vez que Cabral chegou a abandonar a Corte.

Pedro Álvares Cabral e o descobrimento do Brasil
Quando Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal em 9 de março de 1500, os portugueses não sabiam da existência do Brasil. Os espanhóis haviam chegado à América em 1492, e, dois anos depois, um acordo dividindo possíveis novas terras foi realizado entre Portugal e Espanha, mas Portugal ainda não tinha conhecimento de nenhuma terra.
Era necessário, portanto, explorar a região para tentar encontrar algo e foi com esse objetivo que a expedição de Cabral partiu de Lisboa. Em 21 de abril, a expedição de Cabral avistou sinais de que estava se aproximando de terra, e, no dia seguinte, 22 de abril, avistou o Monte Pascoal, no litoral baiano.
Os portugueses ficaram alguns dias no território brasileiro, explorando a terra, conhecendo os povos indígenas, para então seguirem para a Índia. O que sabemos sobre esse acontecimento foi escrito por Pero Vaz de Caminha, escrivão da viagem. Durante muito tempo, esse evento foi chamado de “descobrimento do Brasil”, mas atualmente os historiadores não endossam esse conceito, afirmando que não houve descobrimento, mas a chegada dos portugueses.
Quanto tempo Pedro Álvares Cabral ficou no Brasil?
A expedição de Cabral, como citado, avistou terra no Brasil em 22 de abril de 1500, mas foi somente no dia seguinte que alguns membros da expedição pisaram no solo brasileiro. Alguns homens foram enviados para a terra a mando de Pedro Álvares Cabral. O navegante português somente pisou em terras brasileiras em 24 de abril. Pedro Álvares Cabral ficou no Brasil até o dia 3 de maio, quando embarcou em direção à Índia.
Leia também: Cristóvão Colombo — o navegante que levou os europeus à América
Morte de Pedro Álvares Cabral
Pedro Álvares Cabral morreu em 1520 ou 1521, mas não é conhecido o motivo da sua morte. Como mencionado, são pouco conhecidos os detalhes da sua vida, e, depois que ele foi afastado do comando da segunda expedição, as informações sobre o navegante tornaram-se mais escassas ainda.
Em 1509, ele se mudou para uma cidade chamada Santarém e lá permaneceu pelo resto de sua vida. Há indícios de um declínio na saúde de Cabral a partir daí, mas não é conhecida a causa de sua morte. O seu corpo foi sepultado em Santarém.
Qual o legado de Pedro Álvares Cabral?
O grande destaque da vida de Pedro Álvares Cabral foi a expedição que ele liderou e que foi responsável pela chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. Esse feito e o legado dele, no entanto, são considerados bastante controversos pelos historiadores, uma vez que a chegada dos portugueses ao Brasil marcou o início do processo de exploração, de escravização e de massacre de indígenas e africanos.
Homenagens a Pedro Álvares Cabral
A importância histórica da figura de Pedro Álvares Cabral fez com que ele recebesse algumas homenagens no Brasil e em Portugal ao longo do tempo. No Brasil, existem topônimos que levam o nome do navegante português, e, em 2000, houve o lançamento de uma nota comemorativa pelos 500 anos da chegada dos portugueses aqui.
Em Portugal, por sua vez, há algumas homenagens a Pedro Álvares Cabral, como sua presença no Padrão dos Descobrimentos, um monumento construído em Lisboa que homenageia os navegantes do período das grandes navegações.
![Padrão dos Descobrimentos, o monumento que homenageia os navegantes do período das Grandes Navegações.[1]](https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/2025/04/padrao-dos-descobrimentos.jpg)
Exercícios sobre Pedro Álvares Cabral
Questão 01
Qual dos navegantes abaixo não era comandante de alguma embarcação da expedição de Pedro Álvares Cabral:
a) Pero de Ataíde
b) Vasco da Gama
c) Bartolomeu Dias
d) Diogo Dias
e) Vasco de Ataíde
Resposta: Letra B
Vasco da Gama era um navegante português do período, mas ele não comandou nenhuma embarcação da expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. Vasco da Gama ficou conhecido, na verdade, por liderar a primeira expedição portuguesa que chegou à Índia.
Questão 02
A respeito da expedição de Pedro Álvares Cabral, selecione a alternativa que traz a informação incorreta:
a) Pero Vaz de Caminha morreu quando a feitoria portuguesa na Índia foi atacada em 1500.
b) A carta que detalha a expedição, chegada dos portugueses e detalhes do Brasil foi escrita por Pero Vaz de Caminha.
c) Durante o trajeto entre Portugal e Brasil, a embarcação liderada por Vasco Ataíde desapareceu.
d) Pedro Álvares Cabral retornou a Portugal, em 1501, com navios cheios de especiarias.
e) Todas as alternativas são verdadeiras.
Resposta: Letra E
Todas as informações mencionadas nas alternativas são verdadeiras e contam episódios que se passaram na expedição liderada por Pedro Álvares Cabral.
Créditos da imagem
Fontes
CASTRO Sílvio. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.
COUTO, Jorge. A gênese do Brasil. In.: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta: A experiência brasileira. São Paulo: Editora Senac, 1999.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SKIDMORE, Thomas E. Uma História do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
MAMEDE FILHO. Por que Pedro Álvares Cabral é pouco lembrado em Portugal? Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160421_pedro_alvares_cabral_mf_rm