Topo
pesquisar

Protetor solar em ação: qual o princípio?

Química

Use e abuse de protetores solares!
Use e abuse de protetores solares!
PUBLICIDADE

Antes de sair para praia, ou curtir uma piscina ele se faz essencial! Além de hidratar ele protege a pele contra aquele “sol de rachar”. Mas não é somente no verão que devemos abusar do protetor solar, no inverno a pele pode ficar exposta a ação de ventos frios e secos e adquirir aparência ressecada, o aspecto não é nada agradável, além de incomodar.

O que muita gente não sabe é como o protetor age sobre a pele, sua principal função é impedir que os raios solares nocivos sejam absorvidos pelo organismo. A ação consiste em proteger a derme e epiderme da radiação UVA e UVB, veja como isso acontece: A derme é a camada interna da pele, ela absorve os raios ultravioleta UVA, e a radiação UVB é absorvida pela epiderme, que é a camada mais externa da pele.

Os protetores em geral possuem fórmulas químicas que atuam na proteção, mais precisamente as moléculas presentes nesse produto, que quando aplicadas na pele absorvem a energia solar. Essas moléculas ficam agitadas devido à absorção, mas ao passar o estado de excitação elas voltam ao estado normal. Este processo permite que a pele receba uma fração de sol menos agressiva, e ao mesmo tempo faz com que não absorva a radiação que pode dar origem ao câncer de pele.

Você sabe o que significa fator de proteção solar? A sigla FPS que vem acompanhada de um número nas embalagens de protetor solar tem um significado muito importante: indica quanto tempo você pode ficar exposto ao sol após ter aplicado a loção protetora. Se o FPS de seu protetor for 15, significa que poderá permanecer no sol por um período 15 vezes maior do que se estivesse sem proteção, ou seja, oferece segurança ao usuário enquanto estiver sobre a pele, não a deixando avermelhada. Uma dica é usar protetor solar sempre, independente da estação do ano.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

A vitamina do banho de sol

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Protetor solar em ação: qual o princípio?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/protetor-solar-acao-qual-principio.htm>. Acesso em 21 de outubro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA