PUBLICIDADE
Furacão, tornado e ciclone são os principais fenômenos na natureza resultantes das ações dos ventos bem como das variações da temperatura, da umidade e do clima, além de muitos outros fatores. São muito temidos por sua agressividade e pelos impactos por ela gerados. A seguir, vamos conferir as principais características e diferenças entre eles.
Confira no nosso podcast: O que eu preciso saber sobre fatores climáticos?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a diferença entre furacão, tornado e ciclone
- 2 - Videoaula: Qual a diferença entre furacão, ciclone e tornado?
- 3 - Qual a diferença entre tornados, furacões, tufões e ciclones?
- 4 - Qual a diferença entre furacão e tufão?
- 5 - Qual a diferença entre tornado e furacão?
Resumo sobre a diferença entre furacão, tornado e ciclone
-
Furacão e tufão se diferenciam apenas por localidade, com o primeiro ocorrendo na porção leste do oceano Pacífico ou no Atlântico, e o segundo, na porção oeste do Pacífico.
-
Tornados apresentam tamanho e duração menores do que os furacões, que podem durar dias, enquanto aqueles duram minutos.
-
Tornados, embora breves, têm uma velocidade muito alta, alcançando os 500 km/h.
-
Tornados podem ser vistos em sua totalidade, já os furacões, não, pois são muito grandes.
-
Tornados, furacões e tufões são subtipos de ciclones: tempestades tropicais formadas em centros de baixa pressão (áreas associadas à formação de nuvens, à umidade e a tempestades).
Videoaula: Qual a diferença entre furacão, ciclone e tornado?
Qual a diferença entre tornados, furacões, tufões e ciclones?
Tornados, furacões e tufões são apenas alguns dos tipos de ciclones. Na verdade, essas denominações são subtipos dos ciclones tropicais, isto é, aqueles ciclones que ocorrem ao sul do Trópico de Câncer e ao norte do Trópico de Capricórnio, existindo também os ciclones extratropicais.
Qual a diferença entre furacão e tufão?
Furacão e o tufão são o mesmo fenômeno, porém ocorrem em localizações distintas. Quando na porção leste do oceano Pacífico ou no oceano Atlântico, trata-se de um furacão; quando na porção oeste do Pacífico, trata-se de um tufão. Ambos são ventos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h e com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km.
Qual a diferença entre tornado e furacão?
Os tornados são mais intensos e destrutivos que os furacões, porém apresentam tamanho e duração menores. O seu diâmetro não ultrapassa 2 km e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários e vários dias. Apesar disso, as velocidades dos tornados são bem maiores que as dos furacões, podendo ultrapassar 500 km/h, o que eleva o seu poder de destruição. Os tornados só podem ser considerados como tal se tocarem o solo, caso contrário, são chamados apenas de “funis”.
Os tornados e furacões costumam ser diferenciados também pela seguinte forma: um tornado pode ser percebido inteiramente a olho nu, enquanto os furacões são grandes demais para isso. Além do mais, o primeiro forma-se geralmente em terra e o segundo, nos oceanos. Quando os tornados se formam na água, eles passam a ser chamados de tromba d’água.
Por Rodolfo F. Alves Pena
Professor de Geografia