Topo
pesquisar

Métodos contraceptivos

Biologia

Os métodos contraceptivos são métodos que evitam a gravidez indesejada e devem ser escolhidos com a ajuda de um profissional e em comum acordo entre o casal.
PUBLICIDADE

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.

Entre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para escolher qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade, a frequência em que mantém relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde etc.

É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.

Entre os métodos contraceptivos, há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que, ao interromper o uso, é possível engravidar. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.

Os métodos contraceptivos são classificados em cinco grupos:

  • Métodos comportamentais

- Tabelinha;

- Temperatura basal;

- Muco cervical (método Billings);

- Coito interrompido.

  • Métodos de barreira

- Camisinha;

- Diafragma;

- Esponjas;

- Espermicidas;

- Contraceptivos orais;

- Contraceptivos injetáveis;

- Implantes;

- Anel vaginal;

- Adesivos cutâneos;

- Contracepção de emergência (pílula do dia seguinte);

  • Contracepção cirúrgica

- Vasectomia

- Laqueadura
 

Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

artigos Métodos contraceptivos
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA