Topo
pesquisar

Maria Gaetana Agnesi

Biografia

Maria Gaetana Agnesi foi a primeira mulher a ser chamada de “matemática” na história do Ocidente.
Maria Gaetana Agnesi, nascida em 16 de maio de 1718, foi a primeira mulher a ser chamada de “matemática”
Maria Gaetana Agnesi, nascida em 16 de maio de 1718, foi a primeira mulher a ser chamada de “matemática”
PUBLICIDADE

Maria Gaetana Agnesi, nascida em Milão na data de 16 de maio de 1718, foi a primeira mulher da história do Ocidente a ser chamada de matemática. Desde criança já manifestava conhecimentos que iam muito além de sua idade. Nascida em uma grande família com cerca de 20 irmãos, Agnesi teve um pai muito preocupado com a educação de seus filhos. Alguns livros contam que seu pai lhe ofereceu uma boa formação intelectual, dispondo de uma bela biblioteca, além de tutores que lhe davam aulas em casa.

Aos noves anos de idade, Maria Gaetana teve sua primeira publicação, mas ainda não era de sua autoria. Essa publicação foi a tradução para o latim de um texto desenvolvido por um de seus tutores. Além de fazer essa tradução, ela proferiu esse texto, que tratava da inserção das mulheres na educação superior, em uma reunião acadêmica, com pessoas muito mais velhas e influentes do que era Agnesi nessa época.

Maria Gaetana dedicou-se ao estudo das ciências humanas, com enfoque na filosofia e linguística, e também à música, mas sua grande paixão foi mesmo a Matemática. Tanto que há registros de que, aos 14 anos de idade, Agnesi já resolvia grandes problemas de geometria.

Conta-se que Maria Gaetana não gostava de expor-se. Por essa razão, ela teria manifestado interesse em se tornar freira, mas como seu pai não aceitou essa decisão, ela optou por ter uma vida mais simples e discreta, sem grandes aparições.

A fim de ajudar seu irmão a aprender sobre diversos conceitos matemáticos, Agnesi produziu sua primeira grande obra no ano de 1748, Instituzioni analitiche ad uso dela gioventú italiana, cuja tradução é “Instituições analíticas para o uso da juventude italiana”. Como esse foi o primeiro livro produzido sobre Aritmética, Cálculo Diferencial, Séries Infinitas e Equações Diferenciais, além de Álgebra, Trigonometria e Geometria, o livro de Maria Gaetana acabou sendo utilizado nas escolas da Itália e traduzido para o inglês. Nesse livro, Agnesi abordou a equação xy = a³/(ax² + x²), que resulta em uma curva que ficou conhecida como “bruxa de Agnesi”. Apesar de o gráfico não lembrar em nada uma bruxa, a bruxa de Agnesi ganhou grande repercussão apesar de tratar-se apenas de um erro de tradução. Agnesi utilizou o termo “versiera” para nomear a curva, mas o tradutor do livro confundiu “la versiera” com “l'aversiera”, que realmente significa “a bruxa”.

As produções de Gaetana tiveram grande prestígio, pois ela desenvolveu seu trabalho enquanto Newton ainda era vivo. Vale lembrar que Newton foi um dos grandes responsáveis pelo cálculo diferencial e integral. Há registros de que, em 1750, Agnesi recebeu um convite do papa Bento XIV para ser professora da Universidade de Bolonha, mas ela nunca se apresentou à universidade justamente por ter optado por uma vida discreta.

Conta-se que Gaetana terminou a vida dedicando-se à caridade e à religião. Maria Gaetana Agnesi faleceu em Milão, em 9 de janeiro de 1799.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amanda Gonçalves. "Maria Gaetana Agnesi"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/maria-gaetana-agnesi.htm>. Acesso em 24 de setembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA