PUBLICIDADE
A ideia de acabar com a barriguinha é bastante atraente para a mulherada, e para isso elas não medem esforços. Alguns dizem que o arroz preto pode solucionar o problema da gordura abdominal, mas será que apenas uma mudança na coloração deste cereal o torna menos calórico?
Procure a resposta comparando a composição do arroz preto e do integral (até então considerado o mais saudável).
*A análise foi feita para uma proporção de 100 gramas de cada tipo de arroz.
A análise de calorias, feita para ambos os tipos de arroz, confirma o suposto: o arroz preto é sim menos calórico. Compare os valores:
Arroz preto: 346 cal
Arroz integral: 360 cal
As 14 calorias podem fazer diferença ao longo dos dias, considerando que o arroz é um alimento de consumo diário. Essa diferença poderá ser notada na diminuição dos números de seu manequim.
Para quem sofre com prisão de ventre temos uma ótima dica: o arroz preto contém mais fibras que o integral. O intestino parado acarreta em desconforto e irritabilidade e, aliás, este é um dos fatores que contribui para o aumento de volume na região abdominal.
Arroz preto: 8,4 g de fibras
Arroz integral: 4,8 g de fibras
Os quase 50% a mais de fibras do arroz preto irão facilitar o trânsito intestinal. E não é só isso, alimentos ricos em fibras são mais concentrados, ou seja, pequenas porções de arroz preto já são suficientes para matar sua fome e dar a sensação de saciedade.
Em se tratando de magnésio (Mg), o mineral responsável pela fixação de cálcio nos ossos, não restam dúvidas, o arroz preto é a melhor opção.
Arroz preto: 190 mg de Mg
Arroz integral: 110 mg de Mg
A vantagem do arroz integral está na reposição de energia, graças à quantidade de carboidratos (77,5 g) que é maior se comparada ao do arroz preto (72 g). Uma boa dica para aqueles que praticam esportes diariamente.
Por Líria Alves
Graduada em Química