Topo
pesquisar

Arroz preto ou integral: qual a melhor pedida?

Química

PUBLICIDADE

A ideia de acabar com a barriguinha é bastante atraente para a mulherada, e para isso elas não medem esforços. Alguns dizem que o arroz preto pode solucionar o problema da gordura abdominal, mas será que apenas uma mudança na coloração deste cereal o torna menos calórico?

Procure a resposta comparando a composição do arroz preto e do integral (até então considerado o mais saudável).

*A análise foi feita para uma proporção de 100 gramas de cada tipo de arroz.

A análise de calorias, feita para ambos os tipos de arroz, confirma o suposto: o arroz preto é sim menos calórico. Compare os valores:

Arroz preto: 346 cal
Arroz integral: 360 cal

As 14 calorias podem fazer diferença ao longo dos dias, considerando que o arroz é um alimento de consumo diário. Essa diferença poderá ser notada na diminuição dos números de seu manequim.

Para quem sofre com prisão de ventre temos uma ótima dica: o arroz preto contém mais fibras que o integral. O intestino parado acarreta em desconforto e irritabilidade e, aliás, este é um dos fatores que contribui para o aumento de volume na região abdominal.

Arroz preto: 8,4 g de fibras
Arroz integral: 4,8 g de fibras

Os quase 50% a mais de fibras do arroz preto irão facilitar o trânsito intestinal. E não é só isso, alimentos ricos em fibras são mais concentrados, ou seja, pequenas porções de arroz preto já são suficientes para matar sua fome e dar a sensação de saciedade.

Em se tratando de magnésio (Mg), o mineral responsável pela fixação de cálcio nos ossos, não restam dúvidas, o arroz preto é a melhor opção.

Arroz preto: 190 mg de Mg
Arroz integral: 110 mg de Mg

A vantagem do arroz integral está na reposição de energia, graças à quantidade de carboidratos (77,5 g) que é maior se comparada ao do arroz preto (72 g). Uma boa dica para aqueles que praticam esportes diariamente.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Analise a composição do arroz antes de levá-lo à mesa
Analise a composição do arroz antes de levá-lo à mesa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Arroz preto ou integral: qual a melhor pedida?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/arroz-preto-ou-integral-qual-melhor-pedida.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola