Topo
pesquisar

Coletor menstrual

Saúde e Bem-estar

Alternativa para o período menstrual, o coletor funciona como um pequeno copo que capta o fluxo de sangue no interior da vagina.
Produto feito de silicone, o coletor menstrual assemelha-se a uma pequena taça
Produto feito de silicone, o coletor menstrual assemelha-se a uma pequena taça
PUBLICIDADE

É cada dia maior o número de mulheres adeptas ao uso do coletor menstrual, um produto voltado à higiene da mulher no período da menstruação. Apesar do número crescente, a quantidade de usuárias ainda é bem inferior quando comparado ao tradicional absorvente.


Coletor menstrual

Criado em 1930, o coletor menstrual é um produto de silicone que possui um formato de taça. Ele funciona como um pequeno copo colocado no interior da vagina com a finalidade de captar o sangue menstrual. Diferentemente dos absorventes internos, o coletor não absorve o fluxo e, ao ser retirado, deve ser higienizado, removendo todo o sangue que foi recolhido pelo produto.

Sendo assim, fica claro que não se trata de um produto descartável, e sim de um material que pode ser reaproveitado. Segundo fabricantes, o coletor menstrual pode durar até 10 anos.


Inserção e retirada do coletor menstrual

Para utilizar o coletor, inicialmente a mulher deve fazer a higienização das mãos e procurar uma posição confortável para a inserção do produtor. Em seguida, deve-se dobrar o coletor e inseri-lo na vagina. Após introduzido, o coletor molda-se ao corpo da mulher. Nesse processo, ele cria uma espécie de vácuo, que ajuda a impedir possíveis vazamentos do sangue menstrual.

Para retirar, é necessário lavar as mãos, apertar a base do coletor a fim de acabar com o vácuo formado e, por fim, puxar o produto pela haste. É importante a mulher estar atenta ao período de uso, que deve ser de, no máximo, oito a 12 horas. Apesar de ser raro, há registro de casos de Síndrome do Choque Tóxico relacionados ao uso de coletor menstrual, portanto, é importante não ultrapassar esse tempo recomendado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Higiene

A cada retirada do coletor, deve-se higienizá-lo com água e sabão neutro. O enxágue adequado é essencial, pois resíduos de sabão podem provocar irritações e alergias na região vaginal. Ao fim do ciclo, deve-se lavar e ferver o coletor por 5 minutos a 8 minutos, antes de guardá-lo em local adequado.


Vantagens e desvantagens do coletor menstrual

As vantagens do coletor menstrual são muitas. O coletor proporciona um maior tempo de uso no dia a dia, não sendo necessário retirá-lo com frequência como ocorre com absorventes. Por não ser descartável e durar até 10 anos, esse produto representa uma economia a longo prazo para a mulher, que deixará de comprar milhares de absorventes durante esses anos. A durabilidade do coletor também ajuda o meio ambiente, pois diminui o descarte de grande quantidade de absorventes.

Apesar de ser considerado confortável pelas usuárias, algumas mulheres podem não conseguir se adaptar ao produto, sentindo incômodo ou dificuldade ao inserir e retirar o coletor. Além da dificuldade de adaptação, existem aquelas que não se sentem à vontade para higienizar o coletor.

Atenção: O uso de coletor menstrual não é recomendado para mulheres que nunca tiveram relação sexual.

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coletor menstrual "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/saude/coletor-menstrual.htm>. Acesso em 12 de dezembro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola