PUBLICIDADE
Conforme explicado no texto “Ordem de reatividade dos metais”, para que qualquer reação ocorra é necessário satisfazer determinadas condições, como por em contato os reagentes e haver afinidade química entre eles, o que significa que devem interagir de modo a possibilitar a formação de novas substâncias.
Quando colocamos os metais para reagirem com os ácidos, a grande maioria possui essa afinidade química e reage. No entanto, o mesmo não ocorre quando postos para reagir com bases e com a água.
Lembrando que, de acordo com a definição de Arrhenius, uma base é toda substância que em solução aquosa libera como único ânion a hidroxila OH-.
Os únicos metais que reagem com as bases são o alumínio (Al), o zinco (Zn), o chumbo (Pb) e o estanho (Sn).
Observe abaixo a reação entre a base hidróxido de sódio (NaOH) com o alumínio e com o zinco, respectivamente:
2 Al(s) + 2 NaOH(aq) + H2O → 2 NaAlO2(aq) + 3 H2(g)
metal base sal gás hidrogênio
aluminato de sódio
Zn(s) + 2 NaOH(aq) → 2 Na2ZnO2(aq) + H2(g)
metal base sal gás hidrogênio
zincato de sódio
Observe que nos dois casos os produtos formados foram um sal e o gás hidrogênio. Portanto, quando os metais citados reagem com uma base forte, os produtos sempre serão sais incomuns e o gás hidrogênio.
Os metais que reagem com a água são os metais alcalinos (elementos da família 1 ou IA - Li, Na, K, Rb, Cs e Fr), os metais alcalinoterrosos (elementos da família 2 ou II A - Ca, Sr, Ba e Ra), o magnésio (Mg), o ferro (Fe) e o zinco (Zn).
Os metais alcalinos, em especial, são extremamente reativos, tanto com a água quanto até mesmo com o oxigênio do ar. Por isso, geralmente são guardados submersos em querosene.
Isso acontece porque eles possuem uma grande tendência a perder elétrons, oxidando-se e atuando como agentes redutores fortes.
Em contato com a água, todos os metais alcalinos e alcalinoterrosos formam como produtos uma base e o gás hidrogênio.
Por exemplo, a reação entre o sódio e a água produz o hidróxido de sódio e o gás hidrogênio, como mostrado na equação abaixo:
2 Na(s) + 2 H2O(l)→2 NaOH(aq) + H2(g)
Quando colocamos o sódio em contato com a água ocorrerá uma reação violenta que, caso coloquemos o indicador ácido-base fenolftaleína, veremos o aparecimento de uma coloração rósea, evidenciando a presença da base. Além disso, quanto maior a quantidade de sódio colocado, maior será a reação visualizada, porque o hidrogênio liberado entra em combustão ao entrar em contato com o oxigênio presente no ar.
Reação violenta entre sódio e água quebra recipiente de vidro*
Essa reatividade aumenta à medida que os períodos dos metais alcalinos aumentam, ou seja, cresce nesse sentido:
Li < Na < K < Rb < Cs
O lítio reage mais lentamente com a água do que os demais metais alcalinos. A reação do potássio (K) com a água já é suficientemente forte para acender o hidrogênio (pegar fogo), mesmo com pequenas quantidades de reagentes. Com o rubídio e o césio, essa reação em pequena escala já é perigosamente explosiva, e por esses metais serem mais densos que a água, a reação ocorre abaixo da superfície dela.
Agora veja um exemplo de reação entre o cálcio, um metal alcalinoterroso, e a água:
Ca(s) + 2 H2O(l)→ Ca(OH)2(aq) + H2(g)
No caso dos outros metais (magnésio, ferro e zinco), a reação só ocorre sob aquecimento e os produtos formados na reação com a água são óxidos e o gás hidrogênio:
Mg(s) + H2O(v)→ MgO(s) + H2(g)
3 Fe(s) + 4 H2O(v)→ Fe3O4(s) + 4 H2(g)
Zn(s) + H2O(v)→ ZnO(s) + H2(g)
*Autor da imagem: Tavoromann
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Quimica