Topo
pesquisar

Química orgânica do século XXI

Química

PUBLICIDADE

Desde que deu seus primeiros passos, ainda no século XIX, a Química Orgânica não parou de evoluir. Para se ter uma ideia, acompanhe o aumento do número de compostos orgânicos conhecidos.

- Em 1880, conhecia-se cerca de 12.000 compostos;
- Até 1910, o número era de 150.000;
- Já em 1940, o número de compostos conhecidos saltou para 500.000;
- Atualmente, estima-se um número acima de 16.000.000.

Alguns desses são encontrados naturalmente e outros são produzidos sinteticamente, mas por que essa variedade de compostos orgânicos? Os preceitos estabelecidos por Friedrich August Kekulé (1829-1896) fizeram toda a diferença. Esse cientista iniciou suas pesquisas tomando o Carbono como centro das atenções e propôs em 1858 um conceito que usamos até hoje:

Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do carbono.

Desde então ficou estabelecido que a Química Orgânica é a química dos compostos do carbono, e como esse elemento é tetravalente, tudo se explica. O carbono, com sua capacidade de formar quatro ligações, é responsável por uma vasta quantidade de compostos. Ele se une a diferentes elementos e origina longas cadeias, e, de acordo com o rearranjo molecular, elas tomam propriedades totalmente diferentes umas das outras.

A síntese em laboratório é capaz de modificar a estrutura de uma cadeia carbônica e dar a ela um novo formato com propriedades distintas da molécula original, a este produto denota-se a definição de composto orgânico sintético. O processo é muito útil na fabricação de medicamentos pelas Indústrias farmacêuticas, na obtenção de plásticos (polímeros), fibras têxteis, corantes, inseticidas, etc.

Os compostos orgânicos naturais têm como fonte principal o petróleo, carvão mineral, gás natural, entre outras. Mas como estamos falando da Química orgânica do século XXI, é importante ressaltar que hoje é possível sintetizar qualquer substância química, graças à modernização das técnicas de laboratório.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

 Veja mais!
Como aplicar a disciplina Química orgânica de uma forma interativa

Capacidade dos compostos orgânicos de formar cadeias 

 

Química Orgânica - Química - Brasil Escola

A química orgânica evolui?
A química orgânica evolui?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Química orgânica do século XXI "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-organica-seculo-xxi.htm. Acesso em 13 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola