Topo
pesquisar

Quatro alimentos e uma boca saudável

Química

PUBLICIDADE

Dá para imaginar: proteger seus dentes se alimentando? Mas não é exatamente o contrário? Os alimentos que comemos prejudicam nosso sorriso? Nada disso, uma alimentação saudável acompanhada da higienização correta é a dupla ação que pode beneficiar a saúde bucal.

Vamos apresentar aqui quatro dicas de alimentação e os respectivos benefícios.

Minérios: dentes fortes

Quer dar um banho de minerais na sua dentição? É só tomar uma copada de leite! Uma alimentação rica em minérios garante dentes fortalecidos.

O enfraquecimento dos ossos em geral acarreta em doenças periodontais, que atacam a estrutura de sustentação dentária. O leite e seus derivados são as maiores fontes de minerais como o Cálcio, estes alimentos participam da reconstrução do esmalte dental (camada que reveste os dentes).

Antioxidantes: controle do pH

Sabe aquele refrigerante que não sai da sua dieta, além de engordar ainda causa uma devastação do seu sorriso, a acidez presente nesta bebida é responsável pela chamada corrosão dentária (oxidação).

Mas existe uma solução para este problema, o consumo de chás produz um efeito remineralizador. Os benefícios dessa infusão consistem na sensação de dentes mais lisos (menos ásperos), diminuição da porosidade (responsável por um acúmulo maior de sujeira) e ainda combate às bactérias causadoras de cáries.



O chá verde é o antioxidante mais indicado no combate à erosão dentária.

Fibras: limpeza fácil

A alimentação rica em fibras começa a beneficiar a partir do momento que entra pela boca e segue até o intestino. O esforço que nossa arcada dentária realiza para mastigar alimentos fibrosos garante a limpeza da cavidade bucal. Tudo por que nestes casos a quantidade de saliva aumenta para auxiliar na trituração e com isso as impurezas são arrastadas com mais facilidade.

Alimentos como maçã e barras de cereais são boas sugestões quando o assunto é boca saudável e bom funcionamento intestinal.

Vitamina C: gengivas saudáveis

As gengivas não poderiam ficar de fora, considerando que também são responsáveis por compor um belo sorriso. A vitamina C neste caso é benéfica, pois participa da formação de colágeno (presente na gengiva) e ainda auxilia na cicatrização, caso você sofra cortes provenientes do uso do fio dental.

A doença escorbuto (sangramento da gengiva) surge devido à deficiência de vitamina C. Fontes ricas desta vitamina: acerola, laranja, goiaba, limão, etc.

Mas lembre-se, a ingestão destes alimentos não dispensa a higienização, a escova e fio dental são indispensáveis para um sorriso bonito.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

O pH da boca e a deterioração dos dentes 

Alimentação antioxidante 

Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

Como manter o sorriso comendo?
Como manter o sorriso comendo?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Quatro alimentos e uma boca saudável"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quatro-alimentos-uma-boca-saudavel.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Bruxismo: movimento involuntário dos músculos da mastigação
Doenças e patologias Bruxismo
Estima-se que o pão tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia.
Curiosidades História do Pão
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola