PUBLICIDADE
Dá para imaginar: proteger seus dentes se alimentando? Mas não é exatamente o contrário? Os alimentos que comemos prejudicam nosso sorriso? Nada disso, uma alimentação saudável acompanhada da higienização correta é a dupla ação que pode beneficiar a saúde bucal.
Vamos apresentar aqui quatro dicas de alimentação e os respectivos benefícios.
Minérios: dentes fortes
Quer dar um banho de minerais na sua dentição? É só tomar uma copada de leite! Uma alimentação rica em minérios garante dentes fortalecidos.
O enfraquecimento dos ossos em geral acarreta em doenças periodontais, que atacam a estrutura de sustentação dentária. O leite e seus derivados são as maiores fontes de minerais como o Cálcio, estes alimentos participam da reconstrução do esmalte dental (camada que reveste os dentes).
Antioxidantes: controle do pH
Sabe aquele refrigerante que não sai da sua dieta, além de engordar ainda causa uma devastação do seu sorriso, a acidez presente nesta bebida é responsável pela chamada corrosão dentária (oxidação).
Mas existe uma solução para este problema, o consumo de chás produz um efeito remineralizador. Os benefícios dessa infusão consistem na sensação de dentes mais lisos (menos ásperos), diminuição da porosidade (responsável por um acúmulo maior de sujeira) e ainda combate às bactérias causadoras de cáries.
O chá verde é o antioxidante mais indicado no combate à erosão dentária.
Fibras: limpeza fácil
A alimentação rica em fibras começa a beneficiar a partir do momento que entra pela boca e segue até o intestino. O esforço que nossa arcada dentária realiza para mastigar alimentos fibrosos garante a limpeza da cavidade bucal. Tudo por que nestes casos a quantidade de saliva aumenta para auxiliar na trituração e com isso as impurezas são arrastadas com mais facilidade.
Alimentos como maçã e barras de cereais são boas sugestões quando o assunto é boca saudável e bom funcionamento intestinal.
Vitamina C: gengivas saudáveis
As gengivas não poderiam ficar de fora, considerando que também são responsáveis por compor um belo sorriso. A vitamina C neste caso é benéfica, pois participa da formação de colágeno (presente na gengiva) e ainda auxilia na cicatrização, caso você sofra cortes provenientes do uso do fio dental.
A doença escorbuto (sangramento da gengiva) surge devido à deficiência de vitamina C. Fontes ricas desta vitamina: acerola, laranja, goiaba, limão, etc.
Mas lembre-se, a ingestão destes alimentos não dispensa a higienização, a escova e fio dental são indispensáveis para um sorriso bonito.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!
O pH da boca e a deterioração dos dentes
Alimentação antioxidante