Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Formas de obtenção de Energia

Placas usadas para se obter energia solar
Placas usadas para se obter energia solar
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A energia causa modificações na matéria, ela se relaciona com a capacidade de produzir trabalho.

Vejamos as diferentes formas de obtenção de energia:

Energia elétrica: é a forma de energia mais utilizada no mundo, cuja principal fonte provém das usinas hidrelétricas. A força da água é responsável pela geração de energia, e o processo consiste em grandes volumes de águas represadas que caem pelas tubulações fazendo girar turbinas acopladas a um gerador, produzindo assim energia elétrica.

Energia nuclear: uma energia térmica que é transformada em energia elétrica é produzida nas usinas nucleares por meio de processos físico-químicos.

Energia eólica: já foi utilizada para produzir energia mecânica nos moinhos, é produzida pelo ar em movimento. É atraente por não causar danos ambientais e ter custo de produção baixo em relação a outras fontes alternativas de energia.

Energia solar: este tipo de energia é proveniente de uma fonte inesgotável: o Sol. Os painéis solares possuem células fotoelétricas que transformam a energia proveniente dos raios solares em energia elétrica. Tem a vantagem de não produzir danos ao meio ambiente.

Energia térmica: quando vamos passar roupas, a energia elétrica é transformada em energia térmica através do ferro de passar.

Energia sonora e energia luminosa: recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente, e o televisor nos permite receber a energia sonora.

Energia mecânica: usada nas indústrias automobilísticas para trabalhos pesados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Formas de obtenção de Energia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/formas-obtencao-energia.htm. Acesso em 01 de março de 2024.

De estudante para estudante