Topo
pesquisar

Flavorizantes

Química

PUBLICIDADE

Você é capaz de identificar uma fruta através de seu cheiro e sabor? Por exemplo, o cheiro e gosto de abacaxi conferem-lhe características únicas, podendo ser identificadas em balas, bolos, sorvetes, gelatinas, etc. As frutas em geral possuem sabor natural, mas de onde vem o sabor artificial dos alimentos industrializados? A indústria utiliza-se de um recurso para obter o sabor desejado em produtos alimentícios, os chamados flavorizantes.

Os flavorizantes são substâncias (naturais ou sintéticas) que, adicionadas a um alimento, conferem-lhe um sabor característico.
O fato de sentirmos prazer ao degustar nosso alimento preferido, explica-se pela presença do flavor (do inglês- “sabor e aroma”). Nas frutas, temos a presença de açúcares (sabor doce), ácidos (sabor azedo), substâncias voláteis (ésteres, aldeídos, cetonas), etc. Todas essas substâncias fazem-se presentes de forma natural, e conferem o flavor da maçã, do morango, da banana, etc.
Por outro lado, o sabor artificial é obtido através da adição de compostos imitadores do sabor natural. Veja abaixo alguns deles e o flavor que proporcionam.

• Etanoato de butila: flavor de maçã verde.
• Acetato de propila: flavor de pera.
• Acetato de isopentila: flavor de banana.

Acetato de isopentila

• Butanoato de butila: flavor de morango.

• Acetato de etila: flavor de maçã.

Acetato de etila


• Butanoato de etila: flavor de abacaxi.

• Acetato de octila: flavor de laranja.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Ésteres compostos que conferem aroma aos alimentos.


  Química dos alimentos - Química - Brasil Escola

Como obter o sabor destes alimentos?
Como obter o sabor destes alimentos?

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Flavorizantes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/flavorizantes.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola