PUBLICIDADE
Você está a estudar cálculos em um dia inspirador, e de repente surge uma ideia, resolve colocá-la em prática e a transforma em uma teoria. Ah se fosse simples assim! Algumas pessoas acham que é desta forma que as observações viram Teorias.
Vejamos quais os procedimentos são necessários para transformar uma simples ideia em Teoria no mundo científico:
Observação
Tudo começa aqui, observação de determinado fenômeno físico que pode se referir ao movimento de um objeto, acontecimentos na natureza, entre outros.
Hipótese
As hipóteses são explicações dadas ao que se está propondo, ou seja, são possíveis causas do acontecimento científico. Por exemplo: por que o pêndulo metálico dos relógios de parede balança de um lado para outro?
Lei
É a tradução de sua hipótese através de anotação no papel: neste momento o cientista em potencial precisa formular o conceito (lei) que está defendendo.
Teoria
Se a hipótese for verídica e, consequentemente, a lei também, elas precisam então ser confirmadas através de vários experimentos, e só então sua ideia inicial irá se transformar em Teoria.
Por exemplo, nas Teorias físicas, uma nova teoria pode surgir de observações experimentais ou da generalização de conceitos. A Mecânica Quântica surgiu a partir da explicação da radiação do corpo negro e do efeito fotoeléctrico.
Já na Química temos exemplo das Teorias atômicas propostas por Bohr, Thonsom, Rutherford, todas elas se baseiam em longos anos de estudos. A Teoria atômica defendida por Rutherford foi comprovada através de experimentos envolvendo a Radioatividade.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Veja mais!