Whatsapp

Combustão e chamas de cores diferentes

Química

A chama azul é característica de uma combustão completa; e a chama amarela é característica de uma combustão incompleta.
PUBLICIDADE

Quando vamos cozinhar algum alimento em nossas casas, utilizamos a combustão do gás de cozinha. Uma das coisas que podemos observar na chama resultante da combustão desse gás é que normalmente a cor dela é um azul bem claro. Porém, na maioria das reações de combustão, como, por exemplo, na queima de uma vela, a chama se apresenta na cor amarela.

Chama azul do gás de cozinha e chama amarela da vela

Daí surge a pergunta:

“Se todo fogo é resultado de uma reação de combustão, por que algumas chamas possuem cores diferentes?”

Para entendermos como isso se dá, temos que entender o que é uma reação de combustão, e quais são as substâncias presentes em cada uma das reações citadas.

Uma reação de combustão ocorre quando um combustível (material oxidável) é consumido por um comburente (material gasoso contendo oxigênio) para gerar energia térmica (calor).

Outro ponto importante que precisamos saber sobre as reações de combustão é que elas podem se dar de forma completa ou incompleta. Se houver oxigênio suficiente para consumir o combustível, a reação será completa e produzirá gás carbônico (CO2) e água (H2O). Do contrário, a combustão será parcial, incompleta, gerando monóxido de carbono (CO) e água; ou carbono (C) e água.

Em ambos os casos que estamos analisando, o comburente é o oxigênio presente no ar. Entretanto, os combustíveis são diferentes. O gás de cozinha é na realidade o gás liquefeito de petróleo (GLP), que é uma mistura de hidrocarbonetos (alcanos), sendo que o principal combustível é o butano (C4H10). Assim, o gás de cozinha é constituído por moléculas de alcanos que possuem apenas três ou quatro átomos de carbono, por isso é necessário pouco oxigênio para que a sua combustão se dê de modo completo. Essa reação pode ser expressa da seguinte forma:

1 C4H10(g) + 13/2 O2(g) → 4 CO2(g) + 5 H2O(g), ∆H < 0

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já no caso da vela, a parafina é o combustível da reação, sendo que ela é constituída por uma mistura de alcanos com átomos de carbono que variam de 20 a 36. Com isso, precisa-se de muito mais oxigênio para que essa reação ocorra de modo completo. Veja um exemplo:

1 C24H50(s) + 70/2 O2(g) → 25 CO2(g) + 25 H2O(g), ∆H < 0

No ar não há oxigênio suficiente para realizar essa combustão completa, assim ela se dá de modo incompleto, como mostrado abaixo:

1 C24H50(s) + 49/2 O2(g) → 24 CO(g) + 25 H2O(g), ∆H < 0
1 C24H50(s) + 25/2 O2(g) → 24 C(s) + 25 H2O(g), ∆H < 0

As reações incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia.

Isso explica também a formação de fuligem pela chama da vela (foto abaixo), que é o carbono tido como produto da combustão incompleta.

Fuligem da vela como resultado de uma combustão incompleta

Mas por que, no bico de Bunsen, é possível conseguir chamas amarelas e azuis, sendo que o combustível não muda?

No caso do bico de Bunsen, isso é conseguido por meio da regulagem da entrada do gás e do ar. Se a janela ficar fechada, causando a entrada de uma pequena quantidade de ar, a chama obtida será a amarela, porque terá pouco oxigênio para realizar a combustão completa. Já se a regulagem da mistura gás-ar for adequada, obtemos uma chama azul.

Veja na tabela abaixo as características de cada uma:

Diferenças apresentadas entre as chamas amarela e azul


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

É possível obter basicamente dois tipos de chamas no bico de Bunsen: a amarela e a azul
É possível obter basicamente dois tipos de chamas no bico de Bunsen: a amarela e a azul

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Combustão e chamas de cores diferentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/combustao-chamas-cores-diferentes.htm. Acesso em 17 de abril de 2021.

Artigos Relacionados
Para que uma reação de combustão completa ou incompleta ocorra é necessário um combustível, um comburente (o oxigênio) e a fonte de ignição.
Saiba quais são os três fatores necessários para a ocorrência de um incêndio e como proceder para combatê-lo.
A estrutura dos átomos e os espectros de cada elemento estão relacionados porque os elétrons só podem assumir determinados valores de energia em cada órbita.
As leis de Kirchhoff indicam os tipos de espectros que serão formados em cada caso.
Qual a cor da chama produzida pela combustão completa?
Qual a diferença entre energia fornecida e energia útil?
Conheça as características deste gás vastamente utilizado.
Conheça sobre o gás metano. Aprenda quais são as suas características e suas aplicações. Saiba quais riscos o composto oferece à saúde humana.