Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ácidos sulfônicos

Química

Os ácidos sulfônicos são compostos caracterizados pela presença do seguinte grupo funcional: -SO3H. Uma das suas aplicações mais importantes é na obtenção de detergentes.
Os detergentes ou espumantes que agem como tensoativos em detergentes sintéticos, xampus e cremes dentais são sais de ácidos sulfônicos
Os detergentes ou espumantes que agem como tensoativos em detergentes sintéticos, xampus e cremes dentais são sais de ácidos sulfônicos
PUBLICIDADE

Os ácidos sulfônicos são uma classe de compostos orgânicos caracterizada pelo grupo funcional abaixo:

R ─ SO3H
Grupo funcional (ácido sulfônico)

“R” corresponde a qualquer radical derivado de um hidrocarboneto. Assim, os ácidos sulfônicos podem ser obtidos por meio de uma reação entre um hidrocarboneto e o ácido sulfúrico, na qual um hidrogênio do hidrocarboneto acaba sendo substituído pelo ácido sulfônico e gerando também água como subproduto:

          R─H            + HO ─ SO3H   →  R─ SO3H         +  H2O
hidrocarboneto   ácido sulfúrico   ácido sulfônico    água

Essa consideração do grupo ─ SO3H como substituto de um hidrogênio em um hidrocarboneto dá origem à nomenclatura proposta para esses compostos, que é dada pelas seguintes regras:

Nomenclatura oficial dos ácidos sulfônicos

Assim, temos os exemplos:

H3C65CH24CH  ─ 3CH  ─ 2CH21CH3 : ácido 4-metilhexano-3-sulfônico
                            │           │
                           CH3       SO3H

CH3 ─SO3H: ácido metanossulfônico

CH3 ─ CH2─SO3H: ácido etanossulfônico

Os ácidos sulfônicos são mais conhecidos pela sua aplicação na obtenção de espumantes, que estão presentes em xampus, detergentes e cremes dentais. Esses sais agem como agentes surfactantes, ou seja, agem diminuindo a tensão superficial. O nome genérico para essa classe de compostos é ‘agentes tensoativos’.Nos dentes, por exemplo, isso é importante porque permite a penetração nas fissuras e auxilia na remoção dos detritos da superfície do esmalte. O espumante mais comum empregado em pastas dentais é o sulfato de sódio e laurila (H3C[CH2]10CH2OSO3Na).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os detergentes sintéticos usados como substitutos dos sabões reduzem a tensão superficial da água e então permitem que os óleos e gorduras sejam emulsionados. No Brasil, os detergentes sintéticos aniônicos costumam conter o alquilbenzeno- sulfonatos de sódio, de cadeia linear:

Fórmula estrutural de compostos de alquilbenzeno-sulfonatos de sódio

Outro muito usado também é o lauril sulfonato de sódio, que é um sal obtido pela reação descrita a seguir, entre um ácido sulfônico e o hidróxido de sódio:

Reação de obtenção do lauril sulfonato de sódio por meio de ácido sulfônico e hidróxido de sódio

Outro exemplo de obtenção de um composto com propriedades detergentes é o dododecanossulfonato de sódio que é obtido pela reação abaixo, a partir do dodecan-1-ol:

Reação de obtenção do dododecanossulfonato de sódio por meio do dodecan-1-ol


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Ácidos sulfônicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/acidos-sulfonicos.htm. Acesso em 03 de agosto de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Qual é o nome oficial do ácido sulfônico representado pela cadeia abaixo?

a) 2- metil-hexano-1-sulfônico

b) 4- metil-hexano-2-sulfônico

c) 3- metil-hexano-1-sulfônico

d) 4- metil-hexano-1-sulfônico

e) 5- metil-hexano-1-sulfônico

Questão 2

Os ácidos sulfônicos reagem com base da mesma forma que os ácidos de Arhrenius, produzindo um sal e água. A reação entre o ácido benzenossulfônico e o hidróxido de cálcio produzirá um sal orgânico cuja fórmula molecular é?

a) C6H5SO3Ca

b) C12H10S2O6Ca6

c) C12H10S2O6Ca

d) C6H5SO3Ca2

e) C12H10SO3Ca

Mais Questões
Artigos Relacionados
Descubra por que os condicionadores conseguem acabar com o embaraçado dos cabelos, deixando-os mais macios e brilhantes.
Aqui você encontrará os grupos funcionais que identificam as principais funções orgânicas existentes.
Clique para aprender as características e a nomenclatura dos isonitrilos!
Conheça a estrutura química dos sabões e detergentes, além de descobrir por que eles conseguem remover gorduras, enquanto a água sozinha não é capaz.
Veja nesse texto: o que são reações de sulfonação, como elas ocorrem em alcanos e aromáticos e exemplos de seu uso no cotidiano.
Conheça a montagem e os produtos formados em reações de substituição em alcanos.
Conheça as reações de substituição no benzeno e veja como montar as equações referentes a esses processos.
Veja como pode ser feita a reciclagem do óleo de cozinha usado, a melhor opção de descarte desse resíduo.
Os xampus 2 em 1 não são a mistura do xampu com o condicionador. Lendo esse texto você descobrirá sua composição e se seu uso é eficiente.
Conheça os ácidos carboxílicos. Aprenda quais são suas características, como se dá sua nomenclatura e quais deles estão presentes no cotidiano.