Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Semântica

Português

Semântica diz respeito ao significado que as palavras representam, ocupando-se do estudo da sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação, entre outras.
PUBLICIDADE

Falar sobre semântica significa, antes de tudo, falar sobre significante e significado. Mas, a propósito, tais elementos estabelecem relação com exatamente o quê?

Sabemos que nós, assim como muitos outros, pertencemos a um grupo social falante da língua portuguesa – nosso idioma oficial. Assim sendo, podemos afirmar que essa mesma língua se manifesta como um sistema de signos convencionais regidos por certas regras de organização, representadas pelos preceitos gramaticais.

Esse sistema de signos representa os elementos que utilizamos para nos comunicar, os quais se relacionam ao significante e ao significado, expressos anteriormente. 

Ao falarmos a palavra “pedra”, de imediato temos uma imagem psíquica associada a algo que a materialize de forma concreta, ou seja, algo representado de forma gráfica – que no caso diz respeito às letras, fonemas e, posteriormente, às sílabas

A palavra "pedra" está associada a um significante e a um significado:

= sf. 1. Matéria mineral dura e sólida, da natureza das rochas. 2. Fragmento dela. 3. Rocha, rochedo. 4, Lápide sepulcral. [...]. Tais pressupostos nos remetem ao significado.

= também a: p/e/d/r/a – imagem sensorial, representada por meio de letras. Pressuposto este demarcado pelo significante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

O que estuda a semântica?

Munidos agora dessa percepção, concluímos o porquê de o significante e do significado estarem intimamente ligados à semântica, pois ela se caracteriza como a ciência dos significados das palavras. E compreender bem acerca dos significados é fundamental para que possamos escolher de forma adequada e conveniente as palavras que melhor expressam nossas ideias, nossos pensamentos.

São atribuições da semântica, portanto, o estudo da:

  • Sinonímia:

Bondoso = Caridoso

  • Antonímia:

Bondoso x Maldoso

Emigrar x Imigrar

  • Homonímia:

Acento x Assento

Hidrate bem suas mãos. (parte constitutiva do corpo humano) 

Não abra mão de seus direitos. (abdicar de algo, desistir)

Fazendo referência a esse caso, há que se constatar que, dependendo do contexto, uma mesma palavra pode assumir distintos significados. 

Admiro o voo dos pássaros. (sentido literal, retratado pelo dicionário) = denotação

Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Mário Quintana (grifos nossos)

(sentido figurado, subjetivo) = conotação


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
 

A semântica tem por objeto de estudo o significado das palavras.
A semântica tem por objeto de estudo o significado das palavras.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. "Semântica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/portugues/a-semantica.htm. Acesso em 19 de junho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Aprenda a diferença entre linguagem denotativa e linguagem conotativa, e veja exemplos de textos com cada uma. Resolva os exercícios propostos sobre o tema.
Você sabe o que são hiperônimos e hipônimos? Clique e aprenda um pouco mais sobre Semântica e Linguagem.
Características da linguagem literária: Conheça os principais elementos que constituem o discurso literário.
Você sabe o que é paronímia? Clique e saiba mais sobre o universo semântico da Lexemática!
Definição e exemplos de termos parônimos e homônimos.
Saiba o que é polissemia e veja alguns exemplos desse fenômeno linguístico. Entenda também as diferenças entre polissemia, ambiguidade e homonímia.
Você sabe o que são os problemas notacionais da língua portuguesa? Clique e descubra as respostas para suas dúvidas linguísticas!
Identifique os tipos de variação linguística. Conheça o porquê de sua existência e saiba qual é a importância desse fenômeno.