O substantivo é uma classe gramatical, logo é objeto de estudo da morfologia. Entretanto, dentro da oração, ele possui função sintática. Por isso, é importante entendê-lo a partir desses dois prismas, ou seja, morfológico e sintático.
Toda classe gramatical é dividida entre palavras variáveis e invariáveis, o substantivo compõe as variáveis, as que podem flexionar-se. Alguém pode perguntar: o que é flexionar? É mudar, variar. No caso dos substantivos, essa variação será em relação ao gênero (feminino e masculino), ao número (singular e plural) e ao grau (aumentativo e diminutivo).
É fundamental entender isso, porque se sairmos da morfologia e passarmos para a sintaxe, mais precisamente para Concordância Nominal, é imprescindível que se aplique essa informação, pois, assim, ficará fácil entender porque o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo devem concordar com o substantivo. Se ele é variável, logo os termos que se relacionam com ele devem estar em concordância, ou seja, devem combinar.
Veja também: Adjetivo — classe gramatical cuja função é classificar e qualificar o(s) substantivo(s) que o acompanha(m) na sentença
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Tópicos deste artigo
Quais são os tipos de substantivos?
Os substantivos podem ser:
Quando não são formados a partir de outra palavra. Exemplo: Livro
Formados a partir de outra palavra. Exemplo: Livraria
Nomes que possuem apenas uma palavra. Exemplo: Chuva
Nomes formados por duas palavras. Exemplo: Guarda-chuva
Quando sua existência é independente, ou seja, não precisa de algo ou de alguém para se manifestar. Exemplo: Mesa
Quando sua existência depende de algo ou de alguém. Exemplo: Raiva
Quando indicam coleção, conjunto de seres, desde que pertençam à mesma espécie. Exemplo: Fauna (animais de uma região)
Quando não especificam, pelo contrário, generalizam. Exemplo: menino.
Quando especificam, quando particularizam. Exemplo: João.
Muitas são as classificações, mas o que define uma palavra como substantivo? Sua capacidade de nomear. Pense em uma palavra. Analise. Serve para quê? Para dar nome? Então é substantivo. Cadeira, mesa, bolsa, quadro, agenda, livro, computador, calendário, amor, enfim, nomeou, é substantivo.