Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que foi a Pax Romana?

O que é História?

O que foi a Pax Romana? Essa série de medidas político-administrativas do Império Romano manteve suas províncias dominadas e garantiu o poder de Roma sobre suas conquistas.
PUBLICIDADE

O que foi a Pax Romana?

A Pax Romana foi uma época da história romana marcada por uma aparente paz e prosperidade, durante a transição do período republicano para o período imperial, que trouxe a estabilidade ao Império Romano e garantiu a autoridade de Roma sobre suas províncias. A expressão pax romana é originária do idioma oficial do Império Romano – o latim – e significa “paz romana”. A política da Pax Romana foi aplicada em todo o império.

Essa política foi iniciada com a coroação de Augusto César, em 27 a.C., evento que encerrou o período da república romana. Os últimos anos dessa república foram marcados por grande instabilidade, com guerras civis dividindo o império, conspirações políticas que resultaram em inúmeros assassinatos de senadores, rebeliões provinciais e de escravos a abalar a ordem etc.

Assim, era necessário reaver a estabilidade do império e garantir sua integridade territorial. Para isso, foi tomada uma série de medidas político-administrativas que garantiram o controle de Roma sobre esses locais, possibilitando um período de prosperidade. O conjunto dessas medidas ficou conhecido como Pax Romana.

Características da Pax Romana

Pont du Garde, na França, é um aqueduto romano construído por volta do século I a.C.
Pont du Garde, na França, é um aqueduto romano construído por volta do século I a.C.

As principais preocupações na Pax Romana eram afastar a ameaça de rebeliões provinciais e, ao mesmo tempo, manter essas regiões economicamente produtivas. Assim, uma das ferramentas utilizadas por Roma foi promover a aculturação desses locais, também conhecida como romanização.

Essa aculturação tinha como objetivo desenvolver os valores culturais de Roma nas províncias mais distantes, de forma a diminuir as diferenças culturais existentes. Para tanto, era importante, por exemplo, a transmissão do idioma oficial (o latim) e dos valores religiosos do Império Romano. Isso era possível pela presença das legiões romanas nas províncias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da transmissão dos valores culturais romanos, era indispensável, a partir de ações político-administrativas, garantir o desenvolvimento dos locais conquistados. Assim, foram tomadas decisões que traziam crescimento econômico para as províncias, o que garantia sua satisfação com a autoridade romana. Algumas dessas medidas romanas de destaque foram a construção de estradas e aquedutos e melhorias no plantio agrícola.

Por fim, não somente a transmissão da cultura romana e o desenvolvimento econômico garantiam a lealdade de determinadas províncias. Em alguns casos, o Império Romano usou da coação para manter o controle e, para isso, contou novamente com as legiões romanas, que também cumpriam essa função de dominar utilizando a força.

A presença das tropas romanas em províncias potencialmente rebeldes e distantes mantinha as elites e a população locais sob controle, uma vez que o exército romano estava presente para esmagar qualquer tentativa de rebelião que pudesse acontecer. As legiões romanas também garantiam a essas províncias a proteção a ataques de povos estrangeiros que pudessem tentar invadir as fronteiras do Império Romano.

Conclusão

As estratégias de Roma possibilitaram o controle sobre suas províncias e garantiram a integridade de todo o seu gigantesco império. A Pax Romana, estabelecida em 27 a.C., permaneceu até o ano de 180 d.C. A morte do Imperador Marco Aurélio é o considerado o marco do início do período de decadência do Império Romano.

* Créditos da imagem: Meunierd e Shutterstock


Por Daniel Neves
Graduado em História

Representação moderna de uma típica legião de soldados romanos, com seus trajes e forma organização *
Representação moderna de uma típica legião de soldados romanos, com seus trajes e forma organização *

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "O que foi a Pax Romana?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-a-pax-romana.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Elizabeth II é a atual Rainha da Inglaterra e ocupa o trono inglês desde 1952.*
O que é História?
O encontro dos pastores com os gêmeos: um dos episódios do mito de fundação de Roma
História Geral
Caio Otávio x Marco Antônio: a disputa de poder que resultou na formação do Império Romano
História Geral
Ruínas do fórum romano na cidade de Roma, Itália
História Geral
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola