Quando um objeto é lançado para cima, ele sobe até um limite de velocidade, para momentaneamente e, logo depois, inicia o movimento de queda. No entanto, existe um valor determinado de velocidade em que o objeto não volta mais para Terra e simplesmente sai em direção ao espaço sideral. Essa velocidade mínima para sair de um corpo celeste é denominada de velocidade de escape.
A velocidade de escape relaciona-se com a massa (M) do planeta ou estrela de onde se quer escapar, com o raio (R) desse planeta e com a constante de gravitação universal (G), que possui valor de 6,67 x 10 -11 N.m2/kg2. A equação abaixo determina a velocidade de escape:
Repare que essa equação não depende da massa do corpo a ser lançado para fora do planeta ou estrela. Assim, para um corpo muito ou pouco massivo, a velocidade de escape será a mesma. A tabela abaixo indica a velocidade de escape para alguns corpos celestes:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A velocidade de escape também não depende da direção em que o corpo será lançado, mas existem situações em que o lançamento de objetos para o espaço pode ser feito de forma mais fácil. Próximo à linha do equador, a velocidade de rotação da Terra é a maior possível, o que faz com que o objeto a ser lançado ganhe energia extra. Além disso, o lançamento deve ser feito preferencialmente na direção leste, acompanhando o movimento de rotação da Terra.
Os buracos negros são elementos extremamente massivos que possuem velocidade de escape maior que a velocidade da luz. Por essa razão, nem mesmo a própria luz, ao entrar em um buraco negro, consegue escapar dele.
Por Joab Silas
Graduado em Física