Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é polarização?

O que é Física?

Para entender o que é polarização, deve-se saber que esse processo pode selecionar a direção de vibração de uma onda transversal por meio de um polarizador.
PUBLICIDADE

A polarização pode ser entendida como o processo de “filtrar” ondas, no qual elas são selecionadas de acordo com sua direção de vibração, após passarem por um material que serve como filtro, denominado de polarizador.

Esse é um fenômeno exclusivo das ondas transversais, tipo de ondas que possui a propagação perpendicular à vibração. Ondas longitudinais, que possuem direção de propagação paralela à direção de vibração, não podem ser polarizadas. O som é um tipo de onda longitudinal e, por isso, não pode ser polarizado.

Polarização das ondas eletromagnéticas

As ondas eletromagnéticas são resultado da propagação perpendicular entre si de um campo elétrico e outro magnético, ambos variáveis no espaço e no tempo. Esses campos variáveis propagam-se pelo espaço e dão origem às ondas eletromagnéticas. As ondas produzidas pelas emissoras de rádio e TV são ondas polarizadas, uma vez que apresentam, em uma determinada direção, um campo elétrico variável no espaço e no tempo. A luz do Sol é um exemplo de onda eletromagnética não polarizada, pois é emitida pela fonte em diversas direções.

A imagem a seguir mostra uma onda eletromagnética sendo polarizada. Repare que, inicialmente, uma onda luminosa propaga-se, com seus componentes verticais e horizontais, até atingir um filtro vertical. Após a passagem por esse filtro, somente as ondas com direção de vibração vertical atravessam, de modo que a luz polarizada apresenta essa mesma direção de vibração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Repare ainda que, quando a luz polarizada na vertical atinge o segundo filtro, colocado na horizontal, as ondas verticais não passam e, dessa forma, a luz fica impedida de propagar-se.

A imagem a seguir mostra certa quantidade de antenas de TV aglomeradas. O que há em comum em todas elas?

Todas as hastes metálicas que compõem as antenas presentes nessa imagem estão na horizontal. Na região onde estão essas antenas, as emissoras de TV transmitem ondas polarizadas horizontalmente, ou seja, o campo elétrico das ondas de televisão está oscilando na horizontal. Assim, esse campo elétrico pode produzir, nas antenas, correntes elétricas capazes de fornecer um sinal aos receptores do aparelho televisor.

No Brasil e nos Estados Unidos da América, a polarização é horizontal, por isso, as antenas apresentam-se na forma como aparecem na imagem acima. Na Inglaterra, por outro lado, a polarização é vertical, pois o campo elétrico oscila verticalmente e, em razão disso, as antenas devem ser instaladas com suas hastes na vertical.


Por Joab Silas
Graduado em Física

A polarização possibilita selecionar a direção de vibração de ondas transversais mediante o uso de um polarizador
A polarização possibilita selecionar a direção de vibração de ondas transversais mediante o uso de um polarizador

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é polarização?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-polarizacao.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola