Ciclo de Calvin

O Ciclo de Calvin é um conjunto de reações químicas que ocorrem na etapa de fixação do carbono na fotossíntese.

Ciclo de Calvin é o nome dado a um conjunto de reações químicas que ocorrem no estroma do cloroplasto. Essa importante via foi descoberta por Melvin Calvin, que ganhou o Prêmio Nobel em 1961 por sua descoberta. As reações químicas que compõem o ciclo de Calvin ocorrem na etapa de fixação do carbono, uma das fases da fotossíntese. Nesse ciclo, o CO2 é reduzido a gliceraldeído 3-fosfato e a ribulose 1,5 bifosfato, aceptor do CO2, é regenerada.

Etapas do Ciclo de Calvin

O ciclo de Calvin ocorre em três etapas básicas: fixação, redução e regeneração do receptor. A seguir apresentaremos três voltas do ciclo, que é o número de voltas necessárias para que seja produzida no final uma molécula de gliceraldeído 3-fosfato (PGAL).

  1. Fixação: Na etapa de fixação, três moléculas de dióxido de carbono entram no ciclo e são combinadas (fixadas) com três moléculas de RuBP (Ribulose 1,5-bifosfato). São formadas nesse momento três moléculas de um composto instável, que rapidamente é quebrado em seis moléculas de PGA (3- fosfoglicerato). A reação de fixação de carbono é catalisada pela enzima Rubisco (RuBP carboxilase/oxigenase).

Observe as etapas de fixação, redução e regeneração do receptor
Observe as etapas de fixação, redução e regeneração do receptor

  1. Redução: Na etapa de redução, seis moléculas de PGA são reduzidas a seis moléculas de PGAL ( gliceraldeído 3-fosfato). Inicialmente, a enzima 3-fosfoglicerato quinase cataliza a transferência do fosfato da molécula de ATP (molécula que contém energia) para a molécula de PGA. Essa transferência produz uma molécula de 1,3 bifosfoglicerato. Esse último composto é reduzido a PGAL em uma reação catalisada pela enzima gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase. O NADPH fornece elétrons para essa reação de redução.

  2. Regeneração do receptor: Na última etapa do ciclo, cinco das seis moléculas de PGAL são utilizadas para regenerar três moléculas de RuBP.

Assim sendo, o ganho do ciclo de Calvin é de uma molécula de PGAL. Essa molécula é utilizada pelas plantas para sintetizar amido, açúcares, entre outros componentes da célula vegetal.


Por Ma. Vanessa dos Santos


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-calvin.htm