Sílabas

As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz e cuja base é sempre uma vogal. As sílabas classificam-se em tônicas e átonas.

Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz. A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba.

Leia a palavra PIPOCA. Como podemos observar, para pronunciarmos essa palavra, emitimos três consecutivos grupos de fonemas, os quais estão sempre ligados às vogais: PI - PO - CA.

Nem sempre as sílabas que constituem as palavras da Língua Portuguesa são pronunciadas com a mesma entonação vocálica. Por isso, de acordo com a maior ou menor intensidade na pronúncia, classificamos as sílabas em átonas ou tônicas.

→ Sílabas átonas (SA)

As sílabas átonas são aquelas cuja pronúncia é realizada com baixa intensidade.

→ Sílabas tônicas (ST)

As sílabas tônicas são aquelas cuja pronúncia é realizada com maior intensidade.

Vejamos os exemplos das palavras:

Borboleta: borboleta
                   (SA)  (SA) (ST) (SA)

Compostura: compostura
                        (SA)    (SA)  (ST) (SA)

Primavera: primavera
                   (SA)  (SA)  (ST) (SA)

Fogueira: fogueira
                 (SA)  (ST)   (SA)

Sabonete: sabone te
                  (SA) (SA)  (ST) (SA)

Como você pôde observar, o núcleo das sílabas é sempre uma das cinco vogais. Não existe sílaba sem vogal e não há mais do que uma vogal em cada sílaba. É possível haver uma vogal e uma semivogal ou duas semivogais juntas, mas não duas vogais. Assim, é fácil sabermos o número de sílabas de cada palavra: basta contarmos quantas vogais há nessa palavra.
 

Por Ma. Luciana Kuchenbecker Araújo


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/silabas.htm