Vazão das Cataratas do Iguaçu (PR): saiba o que estudar sobre o assunto
Vazão das Cataratas do Iguaçu (PR): saiba o que estudar sobre o assunto
Cataratas do Iguaçu estão com vazão de 9 milhões de litros de água por segundo, o que é seis vezes acima do normal
Em 13/07/2023 16h18
, atualizado em 13/07/2023 16h42
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do estado do Paraná, registrou 9 milhões de litros d'água por segundo. Os dados foram divulgados hoje, 13 de julho, pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Geralmente, a vazão das Cataratas é de um mihão e 500 mil litros, sendo assim o registro feito hoje, de acordo com a administração das Cataratas, corresponde a seis vezes acima do normal.
Conforme a administração das Cataratas do Iguaçu, o funcionamento segue normal, das 8h às 16h, até o dia 23 de julho.
O que é vazão de água?
Segundo a revista brasileira de geografia física, vazão de água é o volume de água que passa em uma determinada seção do rio por unidade de tempo, a qual é determinada pelas variáveis de profundidade, largura e velocidade do fluxo.
A vazão de água é expressa comumente no sistema internacional (SI) de medidas em m³/s. A descarga (vazão) aumenta da montante (região mais alta do rio) para a jusante (áreas rio abaixo) até sua foz.
Vazão de água no Enem
O tema vazão de água caiu na prova de Matemática do Enem 2009. Veja abaixo:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O que são as Cataratas do Iguaçu?
As cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira do Brasil com a Argentina e são consideradas o maior conjunto de quedas d’água do mundo e uma das Sete Maravilhas da Natureza.
Estão catalogadas pelo Parque Nacional do Iguaçu 275 saltos, o que dá às Cataratas o título de maior conjunto de quedas d'água do mundo.
Seu nome é derivado do tupi-guarani, e significa “água grande”.
Inserem-se no Parque Nacional do Iguaçu, nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.
Formaram-se sobre rochas basálticas características da formação Serra Geral, na bacia do Paraná.
São formadas por 275 quedas d’água, o que as torna as maiores do mundo nesse aspecto, e possuem 2,7 quilômetros de extensão.
As quedas apresentam altura que varia de 60 a 82 metros, sendo o maior desnível observado na Garganta do Diabo, cartão-postal das Cataratas do Iguaçu.
As águas das cataratas são provenientes do rio Iguaçu, e sua vazão média é de 1500 m³/s.
O clima da região é o subtropical úmido, marcado por elevada umidade do ar e chuvas bem distribuídas durante o ano.
O Parque Nacional do Iguaçu abriga uma ampla floresta tropical, com remanescentes da Mata Atlântica, e milhares de espécies de animais.
As cataratas são importantes para a manutenção da biodiversidade e para a economia local em função do turismo. Todos os anos, mais de 1,6 milhão de pessoas visitam a região.
As cataratas apresentam também importância cultural, e sua origem é contada pelo folclore brasileiro.
As cheias e o aumento da vazão das Cataratas do Iguaçu em 2022 contrastam com as secas de 2021, ambas causando a redução do número de visitantes. A pandemia também ocasionou um menor fluxo de turistas.