Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Natal: veja 5 dicas para ensinar inglês às crianças na data comemorativa

Especialista explica formas de pais mostrares língua inglesa aos seus filhos de uma forma dinâmica e interativa

Em 21/12/2023 18h47 , atualizado em 21/12/2023 19h00
Pais podem ensinar inglês a filhos de forma divertida [1]
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Usar expressões e cantar músicas natalinas são formas dinâmicas de os pais ensinarem inglês aos seus filhos nesta época de Natal. E o mais interessante é que as crianças podem aprender a língua inglesa de uma forma interativa e divertida.

A ideia é mostrar às crianças palavras, frases, termos e até histórias ligadas ao Natal em inglês em momentos do dia a dia, em casa mesmo. Além do mais, a temporada natalina é um período interessante para introduzir também elementos culturais relacionados às tradições e costumes de comunidades que moram em países nos quais se fala o inglês, como os Estados Unidos e Inglaterra.

Caso a criança já estude em uma escola bilíngue ou faça algum curso de inglês fora do colégio, também é uma oportunidade para relembrar palavras e expressões no idioma. 

Tayrone Medeiros, conselheiro pedagógico da Eduall, solução bilingue da SOMOS Educação, reforça que trabalhar o inglês com as crianças durante o Natal tem diversos benefícios.

"Ensinar ou revisar inglês com as crianças no Natal, além de reforçar o aprendizado do vocabulário, amplia a visão de mundo do estudante, que passa a conhecer celebrações diferentes, respeitando-as, assim como podem compreender como a língua inglesa conecta-se com o mundo atual"

Tayrone Medeiros

Tayrone Medeiros é conselheiro pedagógico [2]
Crédito da imagem: divulgação

5 dicas para ensinar inglês às crianças no Natal

1) Ensine expressões ligadas ao Natal

De acordo com o conselheiro pedagógico Tayrone Medeiros, na temporada de Natal os pais podem começar a planejar atividades relacionadas ao assunto, como jogos, músicas, histórias e artesanato. Também é essencial usar expressões específicas dessa época.

Confira expressões em inglês ligadas ao Natal: 

  • Merry Christmas! (Feliz Natal!) 

  • Happy Holidays! (Felizes Festas!) 

  • Season's Greetings! (Saudações da Estação!) 

  • Ho, Ho, Ho! (Risada característica do Papai Noel) 

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Jingle All the Way! (Tocando Todos os Caminhos!) 

  • Deck the Halls! (Enfeite os Corredores!) 

  • Sugar and Spice and Everything Nice! (Açúcar, Especiarias e Tudo de Bom!) 

  • Peace on Earth, Goodwill to Men! (Paz na Terra, Boa Vontade para os Homens!) 

  • Warm Wishes! (Desejos de Calor!) 

  • Let It Snow! (Deixe Nevar!) 

  • Believe in the Magic of Christmas! (Acredite na Magia do Natal!) 

  • Santa Claus (Papai Noel)

  • Christmas tree (árvore de Natal)

  • Santa's Workshop (Oficina do Papai Noel)

 2) Cante músicas natalinas 

“Os pais podem cantar e partilhar canções de Natal em inglês, como ‘Jingle Bells’, ‘Silent Night’, ou ‘We Wish You a Merry Christmas’. “Isso não só ajuda a melhorar a compreensão auditiva, mas também permite que as crianças apreciem a musicalidade do idioma ”, diz o profissional da Eduall.

3) Leia histórias e contos natalinos

Para Medeiros, Natal é história, magia e celebração, por isso a dica é selecionar contos e livros e até filmes famosos que sejam adequados à idade e ao nível de conhecimento das crianças

4) Interaja com seu filho

Normalmente, as famílias passam mais tempo com os filhos na época de Natal. Sendo assim, a recomendação é realizar atividades relacionadas ao aprendizado de inglês.

“Um ótimo exemplo é realizar uma "Noite de Leitura de Natal", em que os pais escolhem histórias de Natal, só que são os filhos que irão ler os livros em inglês. O quão rico e divertido será essa ação? Escolham livros que gostem e compartilhem tradições”, acrescenta Tayrone Medeiros.

5) Utilize recursos tecnológicos 

Usar a internet para ensinar ou revisar o inglês com os filhos é uma maneira dinâmica e interativa. A dica é baixar jogos e aplicativos que tenham elementos natalinos, por exemplo.

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock

[2] Crédito da imagem: divulgação

Por Silvia Tancredi
Jornalista