Dicas de como melhorar o “listening” em inglês

Inglês

Com nossas dicas de como melhorar o “listening” em inglês, você poderá aproveitar melhor seus estudos, direcionando-os para as suas necessidades.
PUBLICIDADE

Muitas pessoas, ao estudarem inglês, saem-se bem na escrita, na leitura e até conseguem falar muito bem, porém, quando chega a hora de entender o que o outro está falando, surge aquele “branco”, aquela falta completa de entendimento. Se isso já aconteceu com você, não se sinta uma pessoa inferior. Acredite: acontece com mais pessoas do que você imagina.

Pensando na dificuldade que muitos brasileiros possuem no listening, ou seja, o inglês que se ouve, seja ele falado, seja cantado, reunimos algumas dicas para tentar ajudá-lo(a) a melhorar! Fique atento a cada dica! Bons estudos!

1 – Ouça!

A primeira dica que damos é que você ouça o idioma que deseja aprender, no caso, o inglês. Moramos em um país em que dificilmente ouviremos alguém conversando em inglês na rua. Por isso, é de suma importância que você busque meios para conseguir isso. Ouvir inglês vai ajudá-lo(a) a compreender muito mais coisas e a conferir o que você já sabe da língua. Não subestime o listening em seu aprendizado de inglês! Muitas vezes, quando ouvimos uma conversa em inglês, achamos que os falantes estão conversando rápido demais e não conseguimos acompanhar. Isso acontece porque não praticamos o listening em nossos estudos. Então, fica a dica: Ouça inglês!

2 – Escolha bem o que ouvir em inglês!

Para ter um bom resultado em seu estudo, é necessário que você faça uso de um bom conteúdo, pois, assim, além de aprender a fluência, terá também um bom vocabulário. A escolha do que ouvir em inglês para melhorar seu entendimento da língua está diretamente ligada aos seus interesses com o idioma. Como assim? Você precisa estabelecer seus objetivos em relação à língua inglesa. Faça a você mesmo perguntas como:

  • Para que estudo inglês?

  • Qual é o meu maior interesse pela língua?

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Qual é a minha maior necessidade de aprendizado?

  • O que é mais urgente que eu aprenda?

  • Quais são meus planos futuros para o uso do inglês?

  • Em que contexto o inglês faz-se necessário em minha vida?

Após essas respostas, você terá a chave para nortear seus estudos. É importante delimitar sua área de interesse justamente para que você busque áudios de conversas contextualizadas. Para isso, é necessário buscar materiais que o auxiliem nesse processo. Existem muitos livros de ensino de língua estrangeira para brasileiros que vêm com CD e ajudam bastante; porém, eles são meio robóticos. Assim, para fugir de um inglês mecânico, assista a filmes em inglês e ouça muita música para tentar ouvir um inglês mais natural.

3 – Não desista!

Quando estamos assistindo a um filme em inglês, até mesmo quem já domina o idioma, em certos momentos, não consegue entender algo que foi dito. Quando esse tipo de coisa acontecer com você, não se desespere, não perca a calma e não fique achando que você não sabe nada em inglês. Além disso, não volte o filme para ouvir novamente, pelo contrário, continue assistindo, pois as cenas posteriores o ajudarão a entender melhor o que ficou para trás. Lembre-se sempre de que os erros que cometemos em inglês são comuns até mesmo em nosso próprio idioma. O importante mesmo é manter a calma e o foco. OUÇA! Você precisa adaptar seu sentido auditivo para esse idioma. Se você não ouvir, consequentemente, ficará impossibilitado de falar também. Não menospreze o poder de ouvir o idioma para aprendê-lo. O listening deve ser o seu principal aliado para um bom aprendizado e compreensão!

Espero que ajude! Siga nossas dicas e bons estudos!


Por Janaína Mourão
Graduada em Letras - Inglês

Algumas dicas podem fazer muita diferença para aprimorar o “listening” em inglês!
Algumas dicas podem fazer muita diferença para aprimorar o “listening” em inglês!

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MOURãO, Janaína Pereira. "Dicas de como melhorar o “listening” em inglês"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/dicas-como-melhorar-listening-ingles.htm. Acesso em 19 de janeiro de 2021.

Artigos Relacionados
Leia em inglês agora! Clique aqui e confira algumas dicas de leitura!
Clique e confira nossas dicas para conversar na internet em inglês!
Confira algumas dicas extremamente úteis para que você aprenda a pensar em inglês e livre-se das traduções mentais!
Conheça alguns aplicativos para aprender inglês que vão ajudá-lo(a) a se tornar fluente nesse idioma! Confira e escolha o seu!
Veja como usar o rádio para aprender inglês pode ser um efetivo modo de aprendizado desse idioma!
Confira algumas dicas para melhorar seu inglês que têm por objetivo ajudar na conquista da fluência!
Veja as cinco palavras inglesas aportuguesadas mais comuns entre os brasileiros!