Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Morre Cid Moreira, um dos jornalistas mais importantes da história da televisão brasileira

Jornalista foi apresentador do Jornal Nacional durante 26 anos, entre 1969 e 1995

Em 03/10/2024 13h50 , atualizado em 03/10/2024 14h40
apresentador de televisão Cid Moreira
Cid Moreira fez parte da história do Jornalismo brasileiro [1]/Crédito da imagem: Wikimedia Commons
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Morreu hoje, Cid Moreira, um dos nomes mais importantes da história do Jornalismo do Brasil. Também locutor, ele foi apresentador do Jornal Nacional da TV Globo por 26 anos, batendo recorde à época.

Moreira tinha 97 anos e estava internado há 29 dias no Hospital de Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O instituto informou que a causa da morte de Cid foi “insuficiência renal crônica agudizada, distúrbio eletrolítico e falência múltipla de órgãos”.

O jornalista e locutor nasceu no dia 27 de setembro de 1927, em Taubaté, em São Paulo. Ele deixa a esposa, Fátima Sampaio, e dois filhos: Roger Moreira e Rodrigo Moreira.

Leia a biografia de Cid Moreira

Cid Moreira no jornalismo brasileiro

Cid Moreira foi um dos nomes mais relevantes do jornalismo brasileiro. Além de apresentador de televisão, ele também foi locutor, tendo uma voz grave e marcante.

Moreira começou a sua carreira no rádio, aos 17 anos, em 1944, na Rádio Difusora. Já em São Paulo capital, ele trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

O jornalista Cid Moreira tornou-se apresentador do Jornal Nacional na estreia do programa em setembro de 1969. Ficou na bancada até 1995, ou seja, por 26 anos, o que foi considerado recorde à época.

O profissional também atuou em outros programa da Rede Globo, como Fantástico e Globo Repórter.

Em 2010, foi lançada a biografia do jornalista: “Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil”. O livro foi escrito por Fátima Sampaio, esposa do locutor.

Confira também:

Morre Silvio Santos, um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira

Morre a jornalista Glória Maria, vítima de câncer

Saiba como é a profissão de jornalista

O jornalista é o profissional que atua na busca e na divulgação de informações que sejam relevantes para a sociedade como um todo, tornando este conteúdo público por meio dos canais de comunicação, sejam eles TV, rádio, jornais, revistas e internet. É ele quem investiga e apura os fatos a serem disponibilizados para os mais variados públicos.

O profissional de Jornalismo também redige, realiza entrevistas, edita matérias e reportagens, escreve artigos, releases, notas, dentre outros, conforme for necessária a abordagem e a linguagem para o veículo o qual o material é destinado. Em algumas empresas, o jornalista pode atuar como assessor de comunicação ou imprensa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça o curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo destina-se àqueles que tenham domínio do Português e de técnicas de redação. Ter senso crítico e facilidade de expressão, comunicação e criatividade são vistos como diferenciais no profissional. É fundamental manter-se atualizado sobre os principais assuntos do mundo.

O curso de Jornalismo é constituído por disciplinas básicas e triviais, como Teoria da Comunicação, Sociologia, Língua Portuguesa e Redação, mas há também aquelas que são específicas para a graduação.

Veja abaixo as principais disciplinas do curso de Jornalismo:

  • Técnicas de entrevista

  • Reportagem 

  • Edição de Texto

  • Jornalismo Impresso

  • Radiojornalismo

  • Jornalismo Investigativo

  • Jornalismo Científico

  • Webjornalismo

  • Jornalismo Internacional

  • Jornalismo Ambiental

  • Fotojornalismo

  • Rádio e TV

  • Oficina de Texto 

Posterior ao curso, o jornalista pode se especializar em algum segmento específico, como na economia, na política, no esporte ou cultura. Também há os segmentos de moda e gastronomia, além de administração pública e saúde.

Veja mais detalhes sobre o curso de Jornalismo

*Com informações da Agência Brasil

Crédito da imagem:

[1] Wikimedia Commons

Por Silvia Tancredi
Jornalista