Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Morre a jornalista Glória Maria, vítima de câncer

Glória Maria lutou contra câncer de pulmão em 2019 e posteriormente sofreu metástase no cérebro

Em 02/02/2023 09h35 , atualizado em 02/02/2023 10h32
Glória Maria
Glória Maria morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Créditos: Globo/Divulgação Crédito da Imagem: Globo/Divulgação

PUBLICIDADE

Morreu na manhã de hoje (2) a jornalista Glória Maria. A jornalista estava internada em um hospital no Rio de Janeiro para tratar um câncer no cérebro. 

Glória Maria lutava contra o câncer desde 2019. De acordo com nota da Globo, na época a apresentadora foi diagnosticada com câncer no pulmão, que foi tratado com sucesso. 

Sofreu metástase no cérebro, com cirurgia êxito inicial. Porém, no ano passado passou por nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais.

Entretanto, o tratamento parou de fazer efeito nos últimos dias.

Glória Maria deixa duas filhas adolescentes.

Leia mais: O que é câncer: formação, tipos, tratamentos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pioneira

Glória Maria é um dos principais nomes do Jornalismo da história da televisão brasileira. Pioneira, Glória foi a primeira repórter a entrar ao vivo e, em cores, no Jornal Nacional, em 1971. Além disso, foi a primeira reporter negra da televisão brasileira.

Na Rede Globo, trabalhou nos principais programas jornalísticos da emissora, como o Jornal Hoje, RJTV, Bom Dia Rio, Fantástico e Globo Repórter. 

Entrou no Fantástico em 1982, chegando a apresentar o programa dominical entre 1998 e 2007. Foi no Fantástico onde ficou conhecida pelas matérias especiais em diversos locais do mundo. 

Também foi no programa quando apresentou diversos artistas internacionais, como Madonna, Michael Jackson, Leonardo DiCaprio e Nicole Kidman. 

Em 2007, a jornalista protagonizou outro evento marcante da história do país quando realizou a primeira transmissão em HD da televisão brasileira, desta vez ao lado do repórter Lúcio Rodrigues. 

Ao longo dos anos, Glória Maria foi reconhecida por criar um estilo próprio de reportagem, mais dialogada e natural do que o habitual até então. 

Após anos de trabalho na Globo, Glória tirou dois anos de licença na emissora. Neste período, realizou viagens à Índia e à Nigéria.

Neste período, conheceu e adotou suas filhas, Maria e Laura. 

Globo Repórter

De volta à Globo, em 2010 passou a fazer parte da equipe do Globo Repórter. Glória assinou uma série de grandes reportagens no programa, sendo reconhecida nacionalmente por apresentar culturas e costumes de todos os locais do mundo. 

Visitou Marrocos, Índia, Reino Unido, Suécia, China e Jamaica. Sua estadia na Jamaica protagonizou memes nas redes sociais. 

Em 2019, dividiu a apresentação do programa com a jornalista Sandra Annenberg.

Legado

Glória Maria foi pioneira e deixou seu legado para o jornalismo brasileiro. Jornalista, mulher e negra, a apresentadora deixou sua marca na história com seu talento e trabalho. 

Consciente de seu papel social, por diversas ocasiões Glória Maria debateu sobre ter sido a primeira (e por muito tempo a única) mulher preta à frente do jornalismo da maior emissora de televisão do Brasil.

PUBLICIDADE