Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cid Moreira

Cid Moreira foi um dos grandes nomes da televisão brasileira, conhecido por ser um dos principais apresentadores do Jornal Nacional e por ter feito narrações marcantes.

Foto de Cid Moreira à época em que apresentava o Jornal Nacional.
Cid Moreira era conhecido pela voz grave e pela participação no Jornal Nacional.
Crédito da Imagem: Facebook @cidmoreiraoficialinsta | Reprodução
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Cid Moreira foi um icônico locutor e apresentador brasileiro, nascido em 27 de setembro de 1927, em Taubaté, São Paulo. Ao longo de sua vida, casou-se quatro vezes, sendo sua última esposa a jornalista Fátima Sampaio, com quem permaneceu até sua morte. Teve três filhos: Jaciara, Rodrigo e Roger, mas sua relação com os filhos homens foi marcada por conflitos e processos judiciais.

Cid se formou como contador, mas rapidamente enveredou para a locução, onde se destacou pela voz grave. Trabalhou em várias emissoras de rádio e TV, e ficou eternizado como um dos principais apresentadores do Jornal Nacional, no qual atuou com proeminência de 1969 até 1996. Ele também foi famoso por outros programas de destaque, como o Fantástico. Além de sua carreira na TV, ele gravou álbuns com narrações de passagens bíblicas, narrando a Bília na íntegra, e mensagens cristãs. Cid Moreira faleceu aos 97 anos, no dia 3 de outubro de 2024, em Petrópolis, devido a falência múltipla dos órgãos.

Leia também: Silvio Santos — outro grande nome da televisão brasileira

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Cid Moreira

  • Cid Moreira foi um dos grandes nomes da televisão brasileira.
  • Nasceu em 27 de setembro de 1927, em Taubaté, São Paulo.
  • Foi casado quatro vezes, sua última esposa foi Fátima Sampaio.
  • Teve três filhos, Jaciara, Rodrigo e Roger, com relações conflituosas. 
  • Foi cristão, sem afiliação a uma igreja específica.
  • Começou como locutor de rádio e logo migrou para a TV.
  • Trabalhou em várias emissoras, incluindo Globo, Bandeirantes e Tupi.
  • Foi âncora do Jornal Nacional por quase três décadas.
  • É conhecido por sua voz marcante e narrações, como a Bíblia e o programa do Mister M.
  • Gravou álbuns com passagens bíblicas, orações e mensagens cristãs.
  • Faleceu em 3 de outubro de 2024, aos 97 anos, em Petrópolis.

Biografia de Cid Moreira

→ Nascimento de Cid Moreira

Cid Moreira nasceu em 27 de setembro de 1927, na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo. Seus pais se chamavam Isauro Moreira e Elza Moreira.

→ Casamentos de Cid Moreira

Cid Moreira ao lado de sua esposa Fátima Sampaio. (Créditos: Facebook @cidmoreiraoficialinsta | Reprodução)
Cid Moreira ao lado de sua esposa Fátima Sampaio. (Créditos: Facebook @cidmoreiraoficialinsta | Reprodução)

Cid Moreira já foi casado quatro vezes. O seu primeiro matrimônio foi com Nelcy Moreira, então se relacionou com Olga Verônica, depois se casou com Ulhiana Naumtcyk, e sua última esposa foi a jornalista Fátima Sampaio, com quem ficou junto até o dia de sua morte.

→ Filhos de Cid Moreira

A primeira filha de Cid Moreira foi Jaciara Moreira, filha do primeiro casamento com Nelcy. Ela morreu em 2020 por causa de um enfisema pulmonar. Ela já havia perdido um filho, que tinha 21 anos quando morreu em um acidente de carro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cid Moreira teve mais dois filhos, um biológico e outro adotado, eles são respectivamente Rodrigo Moreira e Roger Moreira. A relação de Cid Moreira com os filhos era litigiosa, com históricos de acusações de abandono e processos judiciais.

→ Religião de Cid Moreira

Conhecido pela narração da Bíblia, Cid Moreira era cristão. Ainda que tenha sido criado na Igreja Católica, não se considerava membro de nenhuma instituição religiosa.

Carreira de Cid Moreira

Fotografia de Cid Moreira como âncora do Jornal Nacional.
Cid Moreira foi âncora do Jornal Nacional por quase três décadas. (Créditos: Facebook @cidmoreiraoficialinsta | Reprodução)

Cid Moreira se formou em Contabilidade em 1944, mas ficou famoso por realizar imitações em festas regionais. Até que um amigo o convidou para participar de locuções na Rádio Difusora.

Ele atuou como locutor de propagandas até 1949, então se mudou para São Paulo e começou a trabalhar na Rádio Bandeirantes. A estreia do locutor na televisão aconteceu na TV Rio, em 1953.

Ele trabalhava no Jornal da Vanguarda e acompanhou a passagem do programa por vários emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental. Cid retornou à Globo em 1969 para trabalhar no Jornal da Globo.

Em setembro de 1969, começou a transmissão do Jornal Nacional, do qual ele fez parte desde a primeira equipe. Em 1996, ele ficou responsável apenas pela leitura de editoriais do Jornal Nacional e também fazia participações no Fantástico.

Veja também: Carlos Alberto de Nóbrega — outro grande nome da televisão brasileira

Narrações de Cid Moreira

Famoso pela voz grave, Cid Moreira chegou a ser um dos nomes mais famosos da televisão brasileira. Em 2011 concluiu sua narração mais famosa, ele fez a narração na íntegra da Bíblia.

Ele teve participações marcantes em programas da Globo, como as narrações no programa do Mister M, e fez história com o famoso “boa-noite” do Jornal Nacional. Vale lembrar que ele também narrou o filme Dois Filhos de Francisco.

Discografia de Cid Moreira

Cid Moreira gravou diversos álbuns com passagens bíblicas, orações, poesias e mensagens. Inclusive, ele tem uma participação em um CD gospel de Aline Barros, em que ela canta e ele narra frases cristãs.

Morte de Cid Moreira

Cid Moreira morreu aos 97 anos, em Petrópolis, no dia 3 de outubro de 2024, devido a falência múltipla dos órgãos.

Fontes

Cid Moreira chega à Rádio Clube Recife com programa Mensagens da Bílblia. Por Juliana Aguiar. Diário de Pernambuco. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2021/02/cid-moreira-chega-a-radio-clube-recife-com-programa-mensagens-da-bibli.html.

Cid Moreira foi casado quatro vezes; veja como foi a vida amorosa do jornalista. Por GSHOW. Disponível em: https://gshow.globo.com/tudo-mais/tv-e-famosos/noticia/cid-moreira-foi-casado-tres-vezes-veja-como-foi-a-vida-amorosa-do-jornalista.ghtml.

Cid Moreira: conheça a história do locutor e jornalista. Por CNN. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/cid-moreira-conheca-a-trajetoria-do-locutor-e-jornalista/.

Cid Moreira. Memória Globo Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/perfil/cid-moreira/noticia/cid-moreira.ghtml.

Relembre narrações inesquecíveis de Cid Moreira, voz trovão da TV Brasileira. Por Laura Maria do Carmo Assis, jornal O Tempo. Disponível em: https://www.otempo.com.br/entretenimento/2024/10/3/relembre-narracoes-inesqueciveis-de-cid-moreira—voz--trovao--da.

Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Vechi Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VECHI, Tiago. "Cid Moreira"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/cid-moreira.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante