Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eleições Presidenciais 2024 dos Estados Unidos (EUA): entenda como funcionam e o que estudar sobre o tema

Professores explicam o funcionamento das Eleições Presidenciais 2024 dos Estados Unidos (EUA) que terminam nesta terça-feira (5)

Em 05/11/2024 12h38 , atualizado em 05/11/2024 14h18
Kamala Harris à esquerda e Donald Trump à direita
Kamala Harris à esquerda e Donald Trump à direita, candidatos à presidência dos Estados Unidos em 2024. [1] Crédito da Imagem: Below the Sky / Shutterstock
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As Eleições Presidenciais 2024 dos Estados Unidos (EUA) terminarão nesta terça-feira, 5 de novembro. Kamala Harris, do partido Democratas, e Donald Trump, do Republicanos, são os candidatos ao cargo da presidência. A apuração dos votos já foi iniciada. Mais de 80 milhões de eleitores anteciparam o voto. 

O sistema eleitoral dos EUA é diferente do Brasil. Por lá, os eleitores não votam diretamente nos candidatos e sim por meio do Colégio Eleitoral, um sistema indireto, pontua o professor de História Tiago Soares Campos neste artigo

O Brasil Escola conversou com professores que explicam como funcionam as Eleições Presidenciais 2024 dos Estados Unidos e destacam o que estudar sobre a temática. 

Leia também: Professores explicam o que estudar e como funcionam o processo eleitoral dos Estados Unidos

Como funcionam as Eleições Presidenciais 2024 dos EUA?

As eleições presidenciais nos Estados Unidos acontecem a cada quatro anos e seguem o sistema do Colégio Eleitoral, ou seja, não são os eleitores que escolhem de forma direta o representante.

O processo eleitoral dos EUA é mais complexo do que o do Brasil e envolve disputas regionais nos estados, destaca Ana Paula Aguiar, professora de História, Sociologia e Atualidades no Sistema pH de Ensino. 

No sistema dos Estados Unidos, os candidatos disputam os 538 votos do Colégio Eleitoral. Esses votos são distribuídos entre os 50 estados do país. Vence a disputa quem obter, no mínimo 270 votos.

Dessa forma, o votos dos eleitores, conhecido como "voto popular", não define o vencedor da eleição presidencial. O que significa que o candidato com a maior quantidade nacionais não vencerá necessariamente o pleito, afirma Ana. 

"Esse sistema faz com que a eleição não dependa apenas de quem tem mais votos populares em todo o país. Na verdade, a chave está em vencer nos estados certos. Os chamados swing states, como Flórida e Pensilvânia, são os que não têm um partido predominante e podem decidir o resultado da eleição. Por isso, campanhas e candidatos se concentram neles com grande intensidade."

Ana Paula Aguiar 

Capas de revistas com Kamala Harris e Donald Trump
Capas de revistas com candidatos à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris (à direita) e Donald Trump (à esquerda).
Crédito: Tada Images / Shutterstock.

O que são os delegados do Colégio Eleitoral das Eleições Presidenciais dos EUA?

A professora Ana explica que o Colégio Eleitoral não é um local físico, mas sim um processo que ocorre durante as eleições estadunidenses. O sistema envolve três etapas principais:

  • Seleção dos eleitores;

  • Reunião desses eleitores para votar no presidente e vice-presidente;

  • Contagem dos votos pelo Congresso.

Os 538 delegados são escolhidos a cada quatro anos para escolher de forma formal o presidente e vice-presidente. "Esses delegados representem os eleitores de cada estado e são responsáveis por votar em nome da população do seu estado", afirma Aguiar.

Quase todos os estados adotam a regra "o vencedor leva tudo", o que significa que o candidato à presidência que tiver a maior quantidade de votos naquele estado, recebe todos os votos do Colégio Eleitoral do estado. Apenas os estados do Maine e Nebraska dividem seus votos de forma proporcional, explica Ana. 

Leia também: Como foi e os principais acontecimentos do Governo de Donald Trump

Distribuição de votos de delegados entre os estados dos EUA

Os estados com maior número de votos de delegados do Colégio Eleitoral são:

  • Califórnia: 54 votos

  • Texas: 40 votos

  • Flórida: 30 votos

  • Nova York: 28 votos

  • Illinois: 28 votos

  • Pensilvânia: 28 votos

Entre os estados com a menor quantidade de delegados, estão: Dakota do Norte, Delawere, Dakota do Sul, Vermont, Wyoming, distrito de Columbia e Alasca (3 votos, cada). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desdobramentos das Eleições Presidenciais 2024 dos EUA

Kamala Harris e Donald Trump possuem abordagens "marcadamente diferentes em relação à política externa e interna", pontua a professora Ana Paula. 

Entre as características adotadas pela candidata Harris, estão a defesa de alianças multilateral e uma diplomacia mais colaborativa. Enquanto Trump mantém uma "postura mais unilateral e protecionista, adotando tom confrontados com a China, a qual acusa de práticas comerciais injustas e de ameaças à segurança nacional."

O que estudar sobre as Eleições Presidenciais 2024 dos EUA

O processo eleitoral dos Estados Unidos pode cair em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, em questões de atualidades, Geografia e História, afirmam especialistas.

O tema pode aparecer nesse tipo de avaliação por justamente ter um impacto global, já que os Estados Unidos é um país que possui influência internacional significativa e de importância nas relações internacionais. 

"Perguntas sobre as eleições dos EUA podem explorar os efeitos das políticas das dinâmicas de imigração global, alteração de rotas comerciais e mudanças significativas nas relações geopolíticas"

Ademar Celedônio - Diretor de Ensino e Inovações dos SAS Educação

Professores Ana Paula e Ademar Celedônio
Professores entrevistas nesta matéria. À esquerda, Ana Paula Aguiar, à direita, Ademar Celedônio.
Crédito: Arquivo / Divulgação.

Outro ponto elencado pela professora Ana, quanto ao que estudar sobre o assunto, refere-se à comparação que pode ser feita entre o sistema eleitoral brasileiro com o estadunidense, solicitando dos estudantes identificar as diferenças do funcionamento e estrutura eleitoral do Brasil com o dos Estados Unidos. 

 

Créditos das imagens:

[1] Below the Sky / Shutterstock

[2] Tada Images / Shutterstock

 

Por Lucas Afonso
Jornalista